JF tem 73 ocorrências por causa das chuvas

Por

JF tem 73 ocorr?ncias por causa das chuvas
Terça-feira, 3 de dezembro de 2013, atualizada às 19h

JF tem 73 ocorrências por causa das chuvas. Nível do Rio Paraibuna começou a baixar

O nível do Rio Paraibuna, que chegou a 2,95m na segunda-feira, 2, já começou a baixar. Segundo levantamento da Defesa Civil, nesta terça-feira, 3, até às 17 horas, o nível do rio marcou 1,6m, quase a altura dos dias normais, que é de até 1,2m. O número de ocorrências registrado pela subsecretaria também se estabilizou neste final de tarde. O número de chamados informado no boletim anterior foi mantido, com 73 registros entre 0h e 18h5. Apesar da melhora na situação, a Defesa Civil continua em alerta e pede atenção máxima à população para que ao menor sinal de insegurança, procure o órgão pelo telefone 199.

A Região Norte está no topo da quantidade de chamados, com 24 ocorrências em dezesseis horas. Depois, são 13 na Zona Sul; 15 na Leste; oito no Centro; sete na Sudeste; cinco na Oeste e uma na Nordeste. A subsecretaria registrou durante as tarde uma ocorrência relacionada de uma marquise localizada na rua São João, na Região Central. Uma engenheira do órgão vistoriou o local e constatou que o reboco da estrutura se desprendeu. O local foi isolado para garantir a segurança dos pedestres e a Secretaria de Atividades Urbanas (SAU) foi ao endereço para identificar e notificar o proprietário.

Conforme levantamento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) enviado nesta terça-feira, nas últimas 72 horas choveu o equivalente a 182 milímetros no bairro São Pedro. Já no Aeroporto, foram 166 milímetros e na Ponte Preta 165 milímetros. Até o momento, a Defesa Civil contabiliza o total de 36 desalojados, sendo que quatro estão sendo encaminhados para o aluguel social.

Já a Secretaria de Obras trabalhou hoje no conserto de quatro erosões provenientes das chuvas: na rua Oscar Teodoro, no bairro Santa Rita; na avenida Ibitiguaia, no Santa Luzia; e deu prosseguimento na avenida Presidente Itamar Franco, em São Mateus; e na rua Omar Batista de Oliveira, no Milho Branco. Além disso, como citado nos boletins da manhã e da tarde, foi feita a retirada de barreiras em 11 pontos da cidade. Já a Empav fez operação tapa buraco também em 11 lugares.

Limpeza de córregos

As equipes de limpeza de córregos da Cesama seguem com as ações nos córregos São Pedro, na avenida marginal do Bairro Santos Dumont, no Ipiranga, na avenida Ibitiguaia e no bairro Santa Luzia. Com a conclusão dos trabalhos nestes dois pontos, a previsão é de que as equipes da companhia sigam para o Córrego Humaitá, na avenida Doutor Lúcio Bittencourt, no bairro Industrial, além de darem andamento à limpeza no Córrego Ipiranga, na Avenida Darcy Vargas, no Ipiranga.

Outras equipes dão sequência às ações contínuas de limpeza nas margens do Rio Paraibuna, atuando, nesta terça-feira, na altura do Bairro Barbosa Lage, sentido Bairro Araújo, e nas proximidades da Ponte Carlos Otto, no sentido Bairro de Lourdes.

A Cesama também dá prosseguimento ao recapeamento asfáltico entre as ruas Mercedes Rodrigues Barreto e João Rosa Araújo, na altura do Bairro Granjas Bethânia, onde a companhia está realizando a substituição de 1.700 metros de redes de esgoto.

Com informações da PJF