S?bado, 28 de mar?o de 2009, atualizada ?s 11h32

Movimentos sociais discutem paralisa??o das obras do Restaurante Popular com ministro Patrus Ananias


Clecius Campos
Rep?rter

Representantes do Conselho Municipal de Seguran?a Alimentar e Nutricional Sustent?vel (Comsea) e outros movimentos sociais de Juiz de Fora pediram a aten??o do ministro do Desenvolvimento Social e Combate ? Fome, Patrus Ananias, no que diz respeito ? constru??o e manuten??o do Restaurante Popular em Juiz de Fora. Ananias veio ? cidade neste s?bado, dia 28 de mar?o, a convite do Diret?rio Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) e palestrou sobre pol?ticas e programas sociais, na C?mara de Juiz de Fora.

De acordo com a presidente do conselho, Bettina Koyro, o apoio do Governo Federal ? necess?rio, pois a Prefeitura de Juiz de Fora teria anunciado a impossibilidade de dar prosseguimento ? constru??o do Restaurante Popular no ano de 2009. "A mobiliza??o do conselho e dos movimentos sociais n?o est? sendo suficiente. Aproveitamos a visita do ministro para pedir que seja feita tamb?m uma press?o de cima para baixo", diz.

Ananias argumenta que o minist?rio fez o repasse de recursos para a constru??o do restaurante e que n?o pode pressionar a administra??o municipal para que apresse as obras. "O que podemos fazer ? ajudar a atual gest?o a pensar alternativas para reduzir custos, incentivando a participa??o em projetos sociais, como o Programa de Aquisi??o de Alimentos, que privilegia a agricultura familiar, o Banco de Alimentos e as Cozinhas Comunit?rias", diz.

A assessoria de comunica??o da Prefeitura informou que, embora a verba para a constru??o do Restaurante Popular exista, n?o h? previs?o para o in?cio das obras. A prioridade da administra??o municipal ? sanar a d?vida de R$ 32 milh?es com a Receita Federal. S? depois do acerto de contas ? que ser? discutida, com a popula??o, a quest?o da pol?tica alimentar na cidade.

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes