Quinta-feira, 9 de abril de 2009, atualizada ?s 18h20

Moradores do bairro Jardim Ga?cho reclamam de falta de capina, varri??o e asfaltamento


Clecius Campos
Rep?rter

O Portal ACESSA.com recebeu de moradores da rua Oito de Mar?o, no bairro Jardim Ga?cho, den?ncias sobre falta de capina, varri??o, asfaltamento e cal?amento no local. Fotos feitas por vizinhos mostram o descaso com o local, que est? desde junho do ano passado sem capina. De acordo com o morador Reginaldo de Freitas Souza, o capim alto serve de criadouro para mosquitos e outros animais. "? uma reclama??o geral aqui no bairro. O matagal atrai ratos e baratas, que podem trazer doen?as", afirma.

Al?m do mato alto, outra reivindica??o recorrente ? sobre a coleta de lixo. Os moradores reclamam que, apesar de a coleta ser feita regularmente, os caminh?es do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) n?o tem um hor?rio exato para passar. Dessa forma, o lixo ficaria exposto por tempo indeterminado. "Como n?o temos uma ca?amba para depositar, nosso lixo fica na rua e os animais acabam espalhando", diz Souza.

Segundo a dona-de-casa Vera Lucia Bas?lio, os moradores tentam diminuir o mato por conta pr?pria. "Cada um vai cuidando da frente de sua casa, do jeito que pode. Se a gente n?o capina, o mato entra dentro de casa", conta. Moradora da rua h? mais de dez anos, ela confirma o problema com o lixo e informa que o Demlurb nunca realizou varri??o no local.

Segundo Souza, a Prefeitura tem conhecimento sobre o estado da rua. Desde o ano passado o morador envia e-mails para a administra??o p?blica e n?o recebe resposta. "J? tentamos falar com o prefeito e com alguns vereadores. Ningu?m d? jeito."

foto de lixo De acordo com a assessoria de comunica??o do Demlurb, a ?ltima capina no local foi realizada em junho do ano passado. A pr?xima ser? feita at? junho deste ano. O departamento assume que o tempo entre uma capina e outra ? grande, mas alega n?o ter funcion?rios e maquin?rio suficiente para a execu??o do trabalho.

Sobre a situa??o do lixo no bairro, o Demlurb informa que a coleta ? feita a partir das oito da manh?. Casualmente pode haver algum imprevisto que atrase os trabalhos. O departamento afirma ainda que em locais onde a coleta de lixo ? feita tr?s vezes por semana, n?o existe a necessidade do uso de ca?ambas.

A varri??o, de acordo com a assessoria do Demlurb, s? ocorre em locais onde h? asfaltamento.

Asfalto, cal?amento e bocas-de-lobo

foto da rua Segundo os moradores, a rua apresenta ainda outros problemas de infra-estrutura. A falta de asfaltamento, cal?amento e de uma rede de capta??o de ?guas pluviais, incomodam. A dona-de-casa Maria da Penha Ramos Aguiar lembra que, durante a campanha eleitoral, Cust?dio Mattos visitou o local e prometeu resolver os problemas da regi?o. "O prefeito viu que a rua n?o tem asfalto nem boca-de-lobo. Quando chove a rua fica pura lama. Estamos esperando uma solu??o."

A assessoria de comunica??o da Prefeitura informa que a Secretaria de Obras est? avaliando a situa??o da rua Oito de Mar?o a fim de verificar as interven?es que podem ser feitas no local. A administra??o municipal espera recursos do governo do Estado para obras emergenciais e recapeamento asf?ltico. Ser?o priorizadas vias em situa??o prec?ria e aquelas em que o asfalto permite melhorias no atendimento do transporte coletivo.