Ter?a-feira, 14 de abril de 2009, atualizada ?s 19h

Terreno no bairro Santa Tereza ? analisado para o desenvolvimento de um projeto de interven??o


Daniele Gruppi
Rep?rter

Os moradores do bairro Santa Tereza se encontraram nesta ter?a-feira, dia 14 de abril, pela primeira vez com o prefeito Cust?dio Mattos (PSDB), que se comprometeu a desenvolver um projeto de interven??o no terreno. Esta era uma das reivindica?es levadas pelo grupo.

Os moradores queriam uma posi??o sobre as indeniza?es das fam?lias atingidas pelos deslizamentos de terra na ?rea, ocorridos em mar?o de 2008. Entretanto, o prefeito disse que s? a Justi?a poderia determinar a indeniza??o. "Se n?o houver um parecer jur?dico comprovando responsabilidade da Prefeitura pelo acidente, n?o posso fazer nada, pois seria uma arbitrariedade."

O ?nico laudo feito ? o do Instituto de Criminal?stica da Pol?cia Civil de Belo Horizonte, que aponta causa natural para a movimenta??o das terras. Como os moradores discordam do resultado, Cust?dio os orientou a contestarem o parecer do instituto na Justi?a. Para isso, a Prefeitura vai oferecer ajuda jur?dica para formalizar o documento, a fim de dar continuidade ao processo administrativo.

Para o presidente da Associa??o dos Moradores e Inquilinos das Casas Interditadas e Demolidas pela Prefeitura, Reinaldo Freesz, o Executivo tem, sim, responsabilidade pelo acidente na medida em que decidiu demolir as casas.

Outra reclama??o dos moradores levada para o encontro foi relativa ? revitaliza??o do local. Moradores enumeraram os problemas que enfrentam, entre eles a falta de seguran?a e de coleta de lixo. O morador e diretor t?cnico Associa??o, Rubens Reis, ressaltou outra quest?o decorrente da coloca??o de lonas na encosta para os deslizamentos. "Agora, elas viraram focos de dengue."

Foto do bairro Santa Tereza O prefeito disse que vai promover uma limpeza na ?rea e que o projeto de recupera??o do terreno j? est? sendo providenciado. Segundo o secret?rio de Obras, Jeferson Rodrigues J?nior, na ?ltima segunda-feira, dia 13 de abril, um consultor do Rio de Janeiro esteve no Santa Tereza para analisar o terreno e enviar uma proposta para interven??o ? Prefeitura, que avaliar? o custo e a viabilidade dela.

Freesz sugeriu a desapropria??o da ?rea para fazer a reurbaniza??o. O prefeito disse que sem uma an?lise de t?cnicos n?o pode tomar nenhuma medida e os alertou sobre o valor da a??o. "N?o podemos desapropriar pelo valor do im?vel antes do acidente."

Apesar de os moradores n?o terem obtido as respostas desejadas sobre o problema, sa?ram satisfeitos da reuni?o. "Esper?vamos mais, mas estamos com a expectativa de que vamos resolver o impasse", declara Reis.

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes