Quinta-feira, 16 de abril de 2009, atualizada ?s 13h45

PJF nega reajuste salarial em primeira reuni?o com sindicatos. Categoria n?o descarta greve


Patr?cia Rossini
*Colabora??o

A primeira reuni?o com o secret?rio de Administra??o e Recursos Humanos da Prefeitura, V?tor Valverde teve gosto amargo para os sindicatos que representam o funcionalismo p?blico municipal.

O reajuste salarial, uma das principais reivindica?es dos quatro sindicatos, foi negado sob justificativa de impossibilidade financeira da prefeitura. "? uma posi??o frustrante para a administra??o, mas s?o as circunst?ncias que imp?em essa situa??o. Estamos enfrentando uma crise que j? esper?vamos, que ? a d?vida herdada na prefeitura e a crise financeira internacional", justifica Valverde.

O segundo encontro entre a Prefeitura e os representantes do Sindicato dos Servidores P?blicos Municipais de Juiz de Fora (Sinserpu), Sindicato dos Professores, Sindicato dos M?dicos e Sindicato dos Engenheiros foi agendado para a pr?xima quinta-feira, dia 23 de abril. A Secretaria da Fazenda tamb?m deve participar, com o objetivo de explicitar a situa??o financeira aos trabalhadores.

De acordo com o secret?rio, o pr?ximo passo ? conversar sobre os demais itens da pauta de reivindica?es de cada categoria. Questionado sobre o pedido de reajuste no t?quete-alimenta??o, Valverde adiantou que "tudo que gera despesa financeira ? muito dif?cil, mas as possibilidades ser?o avaliadas com cautela".

Segundo ele, a prioridade da administra??o ? cumprir o compromisso de pagar os sal?rios em dia e garantir o 13? dos servidores.

Greve n?o ? descartada

Para o presidente do Sinserpu, Cosme Nogueira, a conversa foi decepcionante. No entanto, ele garante que a categoria vai continuar lutando pelo reajuste salarial. "N?s n?o queremos discutir os outros itens da pauta sem resolver a quest?o salarial, que ? o maior problema do servidor", declara.

Segundo ele, a categoria vai agendar uma assembleia com paralisa??o total das atividades na pr?xima sexta-feira, dia 24 de abril. A manifesta??o ocorre nas escadarias da C?mara Municipal, ?s 14h. Os sindicalistas v?o votar pelo indicativo de greve.

* Patr?cia Rossini ? estudante de Comunica??o Social da UFJF

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes