Quarta-feira, 14 de maio de 2009, atualizada às 16h

Motoristas reclamam de excesso de multas aplicadas pelos agentes de trânsito. Estudo vai apontar as causas

Daniele Gruppi
Repórter

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settra) vai fazer um levantamento dos locais e da tipologia das autuações aos motoristas de ônibus urbanos de Juiz de Fora. Os rodoviários reclamam do excesso de multas aplicadas pelos agentes de trânsito. O diagnóstico vai apontar se as penalidades são em decorrência da sinalização deficitária nas ruas ou se o comportamento dos motoristas fere os princípios do Código de Trânsito Brasileiro.

Segundo o Sinttro, inúmeras reclamações sobre abuso de poder dos agentes e o excesso de multas sem critérios à categoria chegam diariamente ao Sindicato. O vice-presidente do órgão, Paulo Avezani, afirma que nos últimos 60 dias foram aplicadas 70 multas. "Consideramos o número alto, pois a média mensal era de três a quatro."

O Sinttro alega que o rigor no trânsito começou após a paralisação da categoria, devido às negociações salariais, iniciadas em fevereiro. Em Juiz de Fora, quando um motorista recebe uma multa, cabe à empresa de ônibus fazer o recurso. Caso não vença, são os próprios motoristas que pagam as multas. "Isso é injusto", declara Avezani.

Conforme o Secretário Municipal de Transporte, Márcio Gomes Bastos, não há ações direcionadas contra os rodoviários. Ele ressalta que a fiscalização aumentou em decorrência da ampliação dos efetivos nas ruas. "De 40 agentes, passamos a contar com um quadro de 65 profissionais desde fevereiro."

A apresentação do estudo ao Sinttro deve ocorrer em uma semana. Bastos afirmou que se forem identificadas falhas de responsabilidade da Settra, serão corrigidas. "Queremos um trânsito seguro para motoristas e pedestres."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

Enquete
Como você avalia o trânsito em Juiz de Fora?
    Falta sinalização
    Motoristas são imprudentes
    Pedestres são imprudentes
    Fiscalização ineficiente
    Fiscalização exagerada
    Satisfatório

ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com.