• Assinantes
  • Autenticação
  • Cidade
    Quarta-feira, 12 de maio de 2010, atualizada às 18h

    Qualidade da água do rio Paraibuna é considerada ruim

    Da Redação

    A qualidade da água do rio Paraibuna que passa por Juiz de Fora foi considerada ruim no monitorado realizado pelo Programa Rede das Águas, desenvolvido pela Fundação SOS Mata Atlântica. O levantamento analisou 40 rios em diversas cidades, classificando-os em cinco níveis de pontuação: péssimo (de 14 a 20 pontos), ruim (de 21 a 26 pontos), aceitável (de 27 a 35 pontos), bom (de 36 a 40 pontos) e ótimo (acima de 40 pontos). O rio Paraibuna obteve 25 pontos.

    Os parâmetros são temperatura, turbidez, espumas, lixo, odor, peixes, larvas e vermes brancos ou vermelhos, coliformes totais, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, potencial hidrogeniônico, níveis de nitrato e de fosfato.

    Entre os 40 rios monitorados, 65% ficaram dentro do nível aceitável, 30% dentro do nível ruim e 5% dentro do nível péssimo. As análises que tiveram o melhor resultado foram a da Represa do Faxinal, em Caxias do Sul (RS), e a do Rio Doce, em Linhares (ES), ambas com 34 pontos. Por outro lado, as análises mais baixas vieram do Riacho Passo dos Índios, em Chapecó (SC), resultante em 20,5 pontos, e do Lago do Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro, com 19 pontos. Nenhum dos pontos de coleta de água desses 40 rios pôde ser classificado com índices bons ou ótimos.

     

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes


    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.