Quarta-feira, 13 de julho de 2011, atualizada às 15h14

Exposição itinerante da SOS Mata Atlântica busca conscientizar a população de JF para a preservação da floresta

Victor Machado
*Colaboração
Caminhão SOS Mata Atlântica

O projeto "A Mata Atlântica é aqui - exposição itinerante do cidadão atuante", da Fundação SOS Mata Atlântica, volta a Juiz de Fora, onde fica entre esta quarta-feira, 13 de julho, e o próximo domingo, dia 17.

O objetivo é mostrar a importância do Bioma, por meio da promoção de atividades gratuitas de educação ambiental, destinadas à população. Entre as ações previstas estão oficinas, exposições, jogos educativos, palestras, análise de água, exibições de filmes, entre outras.

A intenção é relembrar à população que o ar e a água que abastecem a cidade vêm da Mata Atlântica e mostrar como todos podem ajudar para evitar que a poluição e o desmatamento continuem. De acordo com o último levantamento do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, divulgado no dia 26 de maio, pela SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Minas Gerais foi o Estado que mais devastou a floresta nos últimos anos.

Segundo a diretora de Gestão do Conhecimento da ONG Grupo Brasil Verde e coordenadora do estudo, Márcia Hirota, entre 2008 e 2010, foi registrado, no Brasil, um desmatamento de uma área equivalente a quase o território da cidade de Belo Horizonte. Nesse mesmo período, Juiz de Fora desmatou uma área equivalente a quase 16 campos de futebol.

Para a bióloga Patrícia Ferretti, o evento em Juiz de Fora busca levar mais informação para a população sobre o meio ambiente, a Mata Atlântica e os cuidados necessários. Segundo ela, a cidade ainda possui cerca de 12% de floresta remanescente, e precisa de uma mudança de pensamentos. "Temos que ter consciência de que vivemos dentro dela. A floresta não é apenas o verde que está de pé. A cidade também é, mas foi ocupada pelo homem. Economizando água, energia, não jogando lixo fora do lixo podemos salvar a Mata Atlântica. Temos que cuidar dela todos os dias."

Programação

Nesta quinta-feira, dia 14, a equipe da SOS Mata Atlântica promoverá, às 11h, uma manhã especial, com os jogos educativos do projeto; às 14h, uma palestra sobre os primatas da Mata Atlântica, em parceria com a ONG Grupo Brasil Verde; e, às 15h, uma oficina de reciclagem de papel, em parceria com a Associação pelo Meio Ambiente de Juiz de Fora (AMA-JF).

Na sexta-feira, 15, às 10h, ocorre a palestra “A Mata Atlântica é aqui em Juiz de Fora”, que abordará temas como desmatamento, educação ambiental, preservação, hábitos sustentáveis e outros assuntos relacionados à Mata Atlântica local. Já no sábado, 16, ocorre, às 11h, uma oficina de produção de brinquedos confeccionados com garrafas PET; e, no domingo, 17, às 14h, exibições do CineMata, o cinema socioambiental da SOS Mata Atlântica, com filmes para todos os públicos. A exposição itinerante pode ser visitada na avenida Independência, 3.600.

Confira a programação completa

*Victor Machado é estudante do 7º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken