Nome do Colunista Luiz Henrique Duarte 25/06/2015

A geologia para o equilíbrio e a saúde da casa

luiz henriqueO bem estar garante uma qualidade de vida muito melhor dentro de nossas casas. O principal fator para a harmonia pessoal é sentir-se saudável onde moramos. A relação entre a saúde e à moradia tem o reconhecimento de diversos "órgãos" mundiais, como o OMS ( Organização Mundial da Saúde), que desde 1992, reconhece a "Síndrome do Edifício Doente".

Origem

A "geobiologia", não é uma ciência nova. Os povos antigos, como no Egito, onde os arquitetos e sacerdotes também atuavam na profissão de "médicos", enxergavam com clareza a relação da habitação e saúde, de acordo com os registros históricos.

Geobiologia

Nesta ciência, estuda-se como os ambientes de nossas casas interagem com os habitantes, tentando através da "harmonia dos espaços", solucionar pequenos problemas casuais, aumentando e elevando a qualidade de vida dos moradores. Pode ser aplicado dentro da geobiologia os ambientes de trabalho e estudo.

Aplicação

No nosso país, o percursor foi Allan Lopes, formado na área e promovedor dos conceitos de habitação saudável na prática. A geobiologia tem como objetivo estudar a influência dos processos complexos da terra, a presença e movimentos da água, do ar, equilibrando os ambientes de moradia, na disposição dos móveis e objetos, diminuíndo as zonas de stress.

Também diminui os equipamentos que emitem radiação eletromagnética nos ambientes, estudando como colocá-los.

Brasil e Europa

Dentro do Brasil, ainda está sendo desenvolvido projetos que visam construções mais sustentáveis e saudáveis. Na Europa, a "geobiologia", popularizou-se de modo que os projetos de construção que não obedecem a estes princípios são praticamente vetados ou reformulados.

Cores

A "geobiologia" recorre ao equilíbrio através das cores. Faça uma boa combinação de cores em sua casa, com o objetivo de tornar o ambiente calmo e auxiliar no equilíbrio psíquico dos moradores.

Dica: Utilize cores que realmente você goste dentro de sua paleta, seguindo quando possível as tendências que sempre mencionamos.

Natureza

A presença do "verde" dentro de nossas casas é fundamental para a purificação do ar, retirando o conteúdo nocivo dos ambientes, como o formaldeído e benzeno.

Dicas: Pequenos vasos, seguindo os cuidados contra a DENGUE, contribuem para deixar os espaços mais agradáveis.

Lembre-se de utilizar espécies que necessitem de pouca água!

Estética

Aposte sempre em um projeto de decoração de interiores que você goste, por mais simples que seja. Sinta prazer de estar dentro de sua casa, que deverá ter uma sensação de aconchego e conforto.

Dica: Nunca realize uma decoração "carregada", entulhando ambientes com objetos e móveis.
Retire tudo o que faça lembrar de dor ou sofrimento, guerras, fome, sentimentos negativos.

TV

Os aparelhos "antigos" de TV, criam, segundo a geobiologia, grandes campos eletromagnéticos, além de emitirem feixes de ondas nocivas. Os aparelhos de plasma aumentam as temperaturas dos ambientes em até 10 graus.

Dicas: Os aparelhos em LED consomem menos e são duráveis.

Respeite sempre à distância entre o aparelho e o sofá, ou à cama.

Quartos

Não use colchões desconfortáreis, troque-o caso esteja deformado. Na hora da escolha faça a opção por materiais naturais ou látex. Evite os colchões de mola, pois atraem os campos eletromagnéticos para a cama.

Dicas: Trate o seu quarto como um templo de regeneração para o seu corpo.

Evite eletrônicos perto da cama.

Mantenha as cabeceiras para o norte ou leste, proporcionando um sono melhor.

Casa arejada

Sabe aquela frase: " abra as janelas e deixe o sol entrar", pois bem, a ventilação natural funciona como um elemento terapêutico, para a renovação do ar dentro dos ambientes e eliminação dos odores intensos.

Dicas: Uma casa bem ventilada deixa as "boas energias" fluírem.

O ar parado pode ser causador de ácaros e bactérias imperceptíveis.

Sensibilidade

Alguns pontos da casa já foram mencionados, segundo alguns estudiosos da geobiologia. A melhor forma de você cuidar de sua casa, aproveitando estes benefícios é deixar sua sensibilidade falar mais alto, seguindo sempre a voz do coração, melhorando a sua qualidade de vida e fazendo do seu cantinho um refúgio de paz e sossego!

Acredite, a qualidade de vida através de uma organização minuciosa de todos os ambientes de nossas casas está cada vez mais em evidência. Não importa o seu estilo de decoração, sua condição econômica, o que vale é sempre adaptar sua realidade com aquilo que você tenha em mãos, fazendo tudo virar poesia!

As fotos abaixo, ilustram ambientes com estes cuidados!

Ficha técnica:

Geobiologia - A Arte do Bem Sentir _ Saez,Juan. ( Livrarias da cidade ).


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

ACESSA.com - A geologia para o equil?brio e a sa?de da casa