Juiz de Fora define diretrizes e princípios que serão enviados para etapa nacional do Conseg
Repórter
Sete princípios e 21 diretrizes compõem o caderno de intenções para implementação do sistema único de segurança pública, elaborado durante a etapa juizforana da Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg). O documento será apresentado na etapa nacional do evento, que ocorre entre 27 e 30 de agosto, em Brasília.
Melhores condições de trabalho para oficiais com aumento salarial, atualização de equipamentos e fixação de jornada de trabalho justa, além de maior participação da sociedade em planejamento e organização da segurança pública foram alguns dos pontos discutidos.
Surgiram ainda propostas para melhorias na estrutura penitenciária, com ressocialização dos detentos e revisão na infraestrutura dos presídios, aperfeiçoamento na dinâmica de prestação de socorro, urgência e emergência e ampliação de programas e campanhas nas escolas sobre a cultura da paz, ética e moral.
De acordo com o chefe do departamento da Guarda Municipal e presidente da comissão organizadora do Conseg em Juiz de Fora, major José Mendes da Silva, cerca de 180 pessoas participaram da criação dos princípios e diretrizes. "A participação da sociedade civil foi surpreendente e nos ajudou a formular indicações que contemplam a população de modo geral."
Foram escolhidos os dois representantes, um da sociedade civil e outro da Guarda Municipal, que representarão a cidade na etapa estadual do evento. Segundo Mendes, os mesmos eixos temáticos serão tratados no Conseg em Belo Horizonte. "A discussão será mais abrangente por conta da presença de representantes de outras nove cidades convidadas." A etapa nacional está programada para ocorrer em Brasília, entre 27 e 30 de agosto.
Os textos são revisados por Madalena Fernandes
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!