Catélicos de Juiz de Fora celebram Corpus Christi

Por

Cat?licos de Juiz de Fora celebram Corpus Christi
Quarta-feira, 29 de maio de 2013, atualizada às 13h

Católicos de Juiz de Fora celebram Corpus Christi


Da Redação

Nesta quinta-feira, 30 de maio, as ruas dos bairros de Juiz de Fora serão tomadas pelos tradicionais tapetes com símbolos cristãos. Os católicos também saem de suas casas para demonstrar sua fé nas tradicionais procissões e missas. Trata-se da festa de Corpus Christi, nome que vem do latim e significa Corpo de Cristo. Na arquidiocese, as comunidades prepararam programações especiais para celebrar a data.

Em alguns bairros de Juiz de fora, a confecção dos tapetes é tradição. Verdadeiras obras de arte, trazem símbolos eucarísticos com materiais caseiros, serragens e diversos produtos. Enfeitar as ruas representa, para os católicos, a alegria da passagem de Jesus Eucarístico pela porta de sua casa.

Programação

Na Catedral Metropolitana haverá missas às 7h, 10h e 19h. Às 16h, os católicos se concentram na Igreja São Sebastião, no Parque Halfeld. De lá, seguem em procissão pelas ruas do Centro até a Catedral. Na chegada, o arcebispo metropolitano, dom Gil Antônio Moreira, preside a missa.

Em Santa Luzia, os fiéis começam a confecção do tapete às 5h, e fecham as ruas por onde a procissão vai passar. A própria comunidade paroquial se reúne para a ornamentação das ruas. Cada pastoral e movimento ficará responsável por um desenho do tapete e, além disso, será produzido um tapete solidário em que serão utilizados como matéria prima, alimentos não perecíveis e produtos de limpeza. Após a procissão, tudo que foi usado nesse tapete será doado para a Casa de Repouso São Camilo e para a creche Arco-Íris. Às 09h30, acontece celebração na matriz, seguida de procissão, que vai percorrer as ruas enfeitadas. O itinerário é rua José Nunes Leal, rua Porto das Flores, rua Ibitiguaia, avenisa Santa Luzia e rua Ingrácia Pinheiro.

Confira neste link a programação de todas as paróquias de Juiz de Fora.

A celebração

Esse é o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento vai às ruas. Corpus Christi significa Corpo de Deus, Corpo de Cristo. A festividade é a comemoração solene da instituição do Santíssimo Sacramento. Propriamente, é a quinta-feira da Semana Santa o dia da instituição da Eucaristia, mas a celebração da paixão e morte de Cristo, na sexta-feira santa, não permite expansões de alegria. A Festa de Corpus Christi, então, é celebrada na quinta-feira, após a Festa da Santíssima Trindade.

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o papa Urbano IV estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. A procissão com a hóstia consagrada, conduzida em um ostensório, é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento, esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo. Durante a missa, o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração.