Sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010, atualizada às 16h27

Horário de verão termina à zero hora deste domingo. Economia em Minas é suficiente para abastecer Juiz de Fora por 20 dias

Clecius Campos
Repórter

Os ponteiros dos relógios devem ser atrasados em uma hora à zero hora deste domingo, 20 de fevereiro. O acerto é necessário devido ao fim do horário de verão, que teve duração de 126 dias. Entre 18 de outubro de 2009 e o momento, a Cemig registra redução diária de 250 megawatts (MW) na demanda máxima em Minas Gerais, que ocorre no horário de pico, das 18 às 22 horas.

De acordo com o engenheiro de operação do sistema da Cemig, Wilson Fernandes Lage, a redução está dentro do esperado. A economia de energia elétrica durante os 126 dias foi de 31.500 MW. "O valor é suficiente para abastecer a cidade de Juiz de Fora, incluindo seu setor industrial, durante 20 dias."

Segundo estimativa da Cemig, o consumidor que manteve seus hábitos normais pode ter economizado cerca de 5% da energia elétrica destinada para a iluminação artificial. Segundo Lage, a economia só não é maior pois pode ter sido consumida por outras demandas como o uso de ventiladores e aparelhos de ar condicionado e o abre-e-fecha da geladeira. "O principal benefício é o aumento da segurança do sistema, que tem sua demanda reduzida e por isso se torna mais estável. O horário de verão reduz também a necessidade de mais investimentos, uma vez que mantém bom nível de folga para o sistema."

Adaptação ao fim do horário é menos complicada

De acordo com a especialista em medicina do sono, Celeste Negrão, a adaptação do corpo à volta ao horário normal é menos complicada. "Teoricamente, a pessoa ganha uma hora de sono para se adaptar, que vai compensar a hora perdida na ocasião do início do horário de verão. Dormir um pouco mais não costuma causar problemas de adaptação." Segundo a médica, o ideal é manter os horários normais de dormir, acordar e evitar estimulantes como café e chocolates, cigarros e bebida alcoólica à noite. "Outra orientação para ter um sono de qualidade é fazer refeições noturnas leves."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!