Sexta-feira, 16 de outubro de 2009, atualizada às 18h58

Reunião discute efetivação de agentes de saúde pela PJF

Aline Furtado
Repórter

Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira, 16 de outubro, foi discutida a efetivação dos agentes de saúde pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Atualmente, a cidade conta com cerca de 500 agentes de saúde vinculados à Associação Municipal de Apoio Comunitário (AMAC).

No encontro, estiveram presentes a subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Eliana Miranda, representantes do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias da Zona da Mata de Minas Gerais (Sindace), representantes do Conselho Municipal de Saúde, além do vereador José Sóter de Figueirôa (PMDB). 

Ficou definido que no dia 13 de novembro a PJF deverá apresentar ao Conselho Municipal de Saúde a minuta da lei que prevê a efetivação dos agentes de saúde pela PJF. A intenção é debater o projeto e posteriormente aprová-lo pela Câmara Municipal. De acordo com Figueirôa, a expectativa é de que a aprovação ocorra até o final do mês de novembro. "A medida vai representar uma conquista, visto que os profissionais estarão mais seguros."

Na ocasião, foi estabelecido também que na primeira semana de novembro uma comissão formada por agentes comunitários deverá se reunir com outras representações, como médicos, enfermeiros e demais profissionais que fazem parte do Programa de Saúde da Família (PSF). A intenção é trabalhar na elaboração de um plano de carreira para a classe. Segundo o vereador, a expectativa é de que a proposta esteja aprovada em no máximo quatro meses.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes