Política municipal de habitação é discutida em seminário
*Colaboração
Começa nesta segunda-feira, 19 de outubro, e vai até o dia 22, o I Seminário Regional sobre Política Municipal de Habitação: Juiz de Fora e Zona da Mata Mineira. O evento tem o objetivo de discutir a situação da habitação, tendo como base uma proposta apresentada, em dezembro de 2007, pelo Centro de Pesquisas Sociais (CPS) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ao Conselho Municipal de Habitação. O estudo foi realizado por meio de uma parceria entre CPS e a Prefeitura (PJF).
"Há quase dois anos foi concluído o estudo que diagnosticou a situação da habitação na cidade. A proposta foi formulada e apresentada. Agora, será discutida", explica uma das organizadoras do evento e coordenadora do estudo, a professora do Departamento de Ciências Sociais da UFJF, Beatriz Teixeira.
O estudo, realizado nos anos de 2006 e 2007, apontou que Juiz de Fora apresenta um déficit habitacional básico de dez mil unidades habitacionais. Além disso, o trabalho revelou que aproximadamente nove mil domicílios apresentam inadequações. "São construções erguidas em áreas sub-humanizadas, onde falta pelo menos um item básico, como água, luz e esgoto." Segundo Beatriz, o número de casos de falta de infraestrutura básica e de condições precárias de habitação tem crescido a cada dia na cidade, o que revela a necessidade de um tratamento emergencial. "É preciso cuidar dos casos já existentes, além de estabelecer políticas públicas para novas situações."
O seminário contará com palestras, debates e exposição de trabalhos de alunos com o tema Projeto de Habitação Popular: utopia ou realidade?. O evento será realizado no Auditório da Reitoria, no campus da UFJF.
*Pablo Cordeiro é estudante do 9º período de Comunicação Social da UFJF
**Colaborou: Aline Furtado
Os textos são revisados por Madalena Fernandes
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!