Quinta-feira, 29 de novembro de 2009, atualizada às 11h

Confira o que funciona no feriado de Finados

Pablo Cordeiro
*Colaboração

Devido ao Dia do Servidor Público, comemorado na quarta-feira, 28 de outubro, e à proximidade do feriado de Finados, celebrado na segunda-feira, 2 de novembro, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) decretou ponto facultativo nas repartições municipais nesta sexta-feira, 30 de outubro. Saiba como fica o esquema de plantão das repartições públicas municipais e de outros serviços, como bancos e supermercados.

Bancos - As agências bancárias não funcionam no feriado de Finados.

Cemig - As agências e os postos de atendimento da empresa fecham na segunda-feira, dia 2 de novembro, e voltam a funcionar no dia 3. Informações, solicitações de serviços e reclamações poderão ser feitos pelo Fale com a Cemig, no número 116. O serviço funciona 24 horas e a ligação é gratuita.

Cesama - O atendimento de urgência e emergência em casos de vazamento ou rompimento de redes de água e de esgoto será realizado pelo telefone 115.

Comércio: Na segunda-feira, 2, o comércio no Centro da cidade não abre. No Shopping Alameda, as lojas estarão abertas das 15h às 21h. No Independência Shopping, as lojas atendem das 13h às 21h. No Santa Cruz Shopping, no domingo, 1º, e segunda, 2, funcionam somente a praça de alimentação, o cinema e o Santa Cruz Play.

Creches – As da Amac não abrem. As conveniadas e filantrópicas funcionam normalmente.

Defesa Civil – O órgão irá manter equipe de plantão para os chamados de urgência e de emergência durante todo o feriado pelo telefone 199.

Demlurb – A coleta de lixo, a capina e a varrição ocorrem normalmente na sexta-feira, 30 de outubro. Na segunda-feira, 2, não haverá coleta e capina. Já o trabalho de varrição será feito somente no Centro, das 7h às 11h.

Educação - As escolas da rede municipal funcionam apenas na sexta-feira.

Feiras Livres - Na sexta-feira, as três feiras livres ocorrem normalmente. A do bairro Alto dos Passos, na rua Belmiro Braga, inicia às 7h e termina às 12h. Já a do bairro de Lourdes (avenida Brasil) e do Jóquei Clube II (rua Padre Edmundo) será entre 7h às 11h30.

Funalfa – O Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), Museu Ferroviário e a Biblioteca Murilo Mendes e a sede da Funalfa estarão fechados no dia 30 de outubro e 2 de novembro.

Hemominas - Não funciona. O atendimento volta na terça, dia 3.

Museu Mariano Procópio - Funciona normalmente, das 8h às 18h.

Saúde - As Unidades Básicas de Saúde (UBS) não terão expediente neste feriado prolongado. O Pronto Atendimento Infantil (PAI), a Policlínica de Benfica, a Unidade Regional Leste e o Hospital de Pronto-Socorro (HPS) Dr. Mozart Teixeira funcionam normalmente, em regime de plantão 24 horas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atende pelo telefone 192.

Supermercados - Bahamas: a loja do Manoel Honório funciona das 7h às 21h. A unidade São Vicente funciona 24h e as demais até as 14h. 

*Pablo Cordeiro é estudante do 9º período de Comunicação Social da UFJF