Terça-feira, 1º de dezembro de 2009, atualizada às 19h30

Primeiro dia de mutirão avalia 600 candidatos à CNH

Melissa Ribeiro
Repórter

Cerca de 600 candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) participaram do primeiro dia do mutirão de exames de direção, que começou nesta terça-feira, 1º de dezembro, no bairro Bandeirantes, e segue até quinta-feira, dia 3. As duas próximas bancas ocorrem nos bairros Bairu e Nova Era.

Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil (PC), o mutirão realizado pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) recebeu quase 1.800 inscrições. As bancas de avaliação contam com a participação de dez examinadores de Belo Horizonte e nove de Juiz de Fora.

O mutirão é uma resposta à solicitação das autoescolas por mais exames, em função do acúmulo de pautas prestes a vencer. No entanto, a quantidade de inscritos no mutirão foi inferior às 2.400 vagas oferecidas. Segundo a PC, a oferta de vagas disponibilizadas foi baseada em levantamento realizado pelos centros de formação de condutores da cidade, que apontaram uma demanda reprimida de 2.200 candidatos.

Para o sócio-proprietário de uma autoescola na cidade, Wanderson Luiz de Costa Lima, o acúmulo de solicitações de exame ocorre em alguns momentos do ano em função do número insuficiente de examinadores em Juiz de Fora. “Quando acontece esse acúmulo a gente sofre pressão dos clientes e o bancão resolve o problema. Mas essa é uma solução momentânea.”

Para resolver a questão, o instrutor Caio Henrique Lazzarotti acredita que a solução estaria em disponibilizar mais vagas para testes de direção durante a semana. “Um único mutirão não adianta porque o índice de reprovação é muito grande na cidade."

Segundo a PC, Juiz de Fora deve receber mais quatro examinadores para compor a banca de exames de direção ainda este ano. A expectativa é de que o número de vagas disponibilizadas por mês aumente de 2.800 para 3.300 para atender aos candidatos de Juiz de Fora e região.

Os textos são revisados por Madalena Fenandes