Literatura de Juiz de Fora - em busca de identidade

Cidade desde suas origens vocacionada para a cultura, Juiz de Fora se destaca no cen?rio nacional e internacional pelas variadas manifesta?es art?sticas.

Sua literatura, entre outros recortes, pode definir-se pela figura??o da cidade: um microcosmo que projeta o urbano para o macrocosmo. Os textos de seus escritores resgatam Juiz de Fora n?o apenas como um cen?rio, mas ainda como uma personagem que atua em muitas narrativas, ou como presen?a marcante em muitos poemas, desenhando uma cartografia urbana, compondo mesmo um verdadeiro mosaico.

Podemos acompanhar o crescimento da cidade, de sua gente, de sua educa??o e de sua cultura pelas letras juizforanas. O resgate de uma cidade origin?ria permite que se escavem as ra?zes em busca de um eixo que possa orientar seu futuro, ao mesmo tempo em que rastreia um paradigma de cidade, enquanto um locus generalis.

Percebe-se, claramente, por suas letras, a necessidade de Juiz de Fora mostrar o seu "dentro". Receptiva, a cidade acolhe, abriga e assimila o que vem de "fora", muitas vezes esquecendo-se de olhar a si mesma, de valorizar seu interior. O aforismo popular "Santo de casa n?o faz milagre" parece ter nascido aqui, pois o juizforano acredita ser o "de fora" mais bonito, melhor, mais avan?ado. Melhor dizendo, essa ? uma caracter?stica dos brasileiros em geral que, conforme disse Tom Jobim, s?o um povo desprovido de auto-estima. Mas aqui parece que h? uma exacerba??o desse sentimento. Por outro lado, resultante da valora??o do "de fora", o juizforano volta-se, como um contrapeso, para o "de dentro", verificando que seus conterr?neos, praticamente todos eles, s? se tornam famosos quando ultrapassam suas fronteiras.

Nosso objetivo, gravado no projeto de pesquisa Hist?ria liter?ria de Juiz de Fora, foi e ? retomar a produ??o liter?ria de nossa terra, trabalho pioneiro j? realizado, num enfoque biogr?fico, pelo jornalista, poeta, cronista e colecionador dos registros da cultura em Juiz de Fora, o escritor Dormevilly N?brega e pelo professor e poeta Almir de Oliveira, como tamb?m pelos arquivos hist?ricos publicados de Paulino de Oliveira, Jos? Proc?pio Teixeira Filho, Jair Lessa, Albino Esteves e Oscar Vidal Barbosa Lage, Walter Fonseca, al?m dos acervos de colecionadores de textos da literatura local.

Nossa coluna inaugura-se, agora, neste espa?o aberto gentilmente pelo Portal ACESSA.com, com um convite especial aos leitores, cuja colabora??o ? inestim?vel, para que abram suas gavetas e a de seus familiares, enviando-nos sua contribui??o, um portal de avan?o para o enriquecimento da Hist?ria liter?ria de Juiz de Fora.

As fotos que ilustram este artigo foram retiradas do site da Prefeitura (www.pjf.mg.gov.br)