Terça-feira, 5 de janeiro de 2010, atualizada às 18h47

Escorregamento de terra no bairro São Bernardo destrói parte de uma casa

Clecius Campos
Repórter

Um escorregamento de terra no bairro São Bernardo destruiu parte de uma casa da rua São Bernardo, 315, na tarde desta terça-feira, 5 de janeiro. Segundo relato de uma pessoa que esteve no local, a terra teria arrastado metade de uma casa, descido e atingido um prédio na rua Cesário Alvim.

"Ficamos sabendo que havia gente dentro da residência, mas ninguém ficou ferido. Com o escorregamento da terra, uma pedra desceu e atingiu a varanda de uma casa em frente a essa", conta o programador Augusto César. Segundo ele, equipes da Polícia Militar, do Resgate, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil chegaram ao local pouco depois do acidente. A casa ao lado da atingida estava sendo desocupada.

Até o fechamento desta nota, a assessoria de comunicação da Defesa Civil disse não ter dados suficientes para confirmar as informações. No entanto, endossou que o escorregamento atingiu a rua Cesário Alvim, mas não fez feridos.

Da zero hora até as 18h30 desta terça, a Defesa Civil registrou 43 ocorrências: 16 na Zona Leste, 2 na Oeste, 4 na Norte, 14 na Região Sul, 4 na Sudeste e 3 ocorrências no Centro. Destas, 17 foram referentes a ameaças de escorregamento de terra e 9 orientações técnicas preventivas.

Na Zona Sul

No bairro Alto dos Passos, 17 edificações foram desocupadas de forma preventiva, devido à movimentação de uma encosta no local. As residências ficam nas ruas Machado Sobrinho (7 edificações), entre os números 208 e 276 e Onofre Mendes (10 edificações), entre os números 101 e 173. No local, há necessidade da realização de uma intervenção denominada drenagem sub-horizontal, a fim de conter o deslocamento. Não há informação do número de desalojados.

Ainda na Zona Sul, apenas uma das três casas nos bairros Santa Luzia e Cesário Alvim, interditadas na última segunda-feira, dia 4, foi demolida. Segundo o órgão, não há previsão de quando as outras duas residências serão derrubadas. O Acesso Sul segue parcialmente interditado desde o dia 1º de janeiro, quando o escorregamento de um barranco chegou a derrubar alguns postes na via. A retirada da terra no local ainda está sendo realizada.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes