Quinta-feira, 14 de janeiro de 2010, atualizada às 12h30

Correios de Juiz de Fora recolhem pilhas e baterias em prol do meio ambiente. Em 2009, 439 quilos foram coletados

Pablo Cordeiro
*Colaboração

Para o ano de 2010, a campanha idealizada pelos Correios, Cata-pilhas, continua com a ampliação da área de abrangência. Iniciada em 2008, no Estado de Minas Gerais, conta com a participação de 160 municípios, com 200 coletores. O objetivo é o recolhimento de pilhas e baterias de celular para a reciclagem. Em Juiz de Fora, as agências da rua Henrique Dias, 187, no bairro Benfica, e a da rua Espírito Santo, 497, no Centro, vão atuar neste projeto junto com a da Marechal Deodoro, 447, no Centro, e com o da Independência, 3.600, no Cascatinha, neste projeto.

O Cata-pilhas amplia a proposta da Coleta Seletiva Solidária, praticada pelos Correios desde 2007. A empresa é responsável pela coleta, armazenamento e transporte do material, ficando a reciclagem a cargo de uma empresa especializada em São Paulo.

No ano passado, Juiz de Fora foi a segunda cidade a recolher a maior quantidade de material, com 439 quilos de pilhas e baterias, o que representou 22% dos 1.924 quilos de todo o Estado. O município esteve atrás apenas de Varginha, Sul de Minas, que arrecadou 585 quilos.

Meio ambiente

pilhas e bateriasPara o presidente da Associação pelo Meio Ambiente de Juiz de Fora (AMA/JF), Theodoro Guerra, iniciativas como esta são importantes, principalmente porque na cidade não existem empresas especializadas na reciclagem de pilhas e de baterias de celular. "Estes materiais podem causar a contaminação de recursos hídricos e do solo, devido à concentração de materiais pesados, como cádmio, chumbo e níquel." Ele complementa que, em grandes quantidades, o material pode ficar acumulado no organismo, causando problemas de saúde. "Caso haja vazamento, a pessoa pode limpar o local com um pano seco para tirar a corrosão. Depois, embalar o material em um plástico e depositar em local adequado", conclui.

 

*Pablo Cordeiro é estudante do 9º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!