Natal musical?

Eis que nos aproximamos outra vez do Natal e com este aquele monte de concertos e apresenta?es de m?sica natalina que ajudam a nos configurar o esp?rito para esta festa religiosa. Festa religiosa sim, ? bom lembrar. Nao h? qualquer outro sentido para este tempo sen?o o de celebrar o nascimento de Cristo. Pois estou lembrando isso porque li h? poucos dias que o Brasil ainda ? um pa?s eminentemente crist?o. Veja bem, n?o estou falando de cat?lico apenas, mas crist?o em geral. Pelos dados estat?sticos do IBGE, os brasileiros que se declaram de alguma religi?o crist? superam em muito os sem religi?o ou que professam outros credos.

O leitor aqui j? deve ter se perguntado, o que tem isso a ver com a m?sica? ? muito curioso como muitos pa?ses que n?o s?o t?o crist?os assim como o Brasil, ou mesmo que j? se secularizaram demasiadamente (e aqui penso em Fran?a, Inglaterra ou Alemanha, por exemplo) a viv?ncia musical do Natal seja infinitamente superior ao que vemos aqui.

Nossos coros repetem can?es americanas ou europ?ias de Natal, algumas vezes traduzidas, outras vezes com as suas letras originais. Falta uma tradi??o de m?sica de natal brasileira. Um pa?s que musicalmente n?o tem mais onde colocar criatividade, inventividade e originalidade n?o faz juz a essa tradi??o quando se trata do Natal.

Coros protestantes costumam realizar suas cantatas de Natal, mas estes em sua maioria esmagadora n?o passam de tradu?es de cantatas americanas, ou pastiches deste estilo musical evang?lico importado, nada afeito ? m?sica brasileria. Quanto aos cat?licos, ? mais triste ainda a situa??o, com m?sica muitas vezes descuidada e fraca.

Apenas como exemplo: O compositor ingl?s Benjamin Britten deixou para o repert?rio de l?ngua inglesa duas obras magn?ficas para o Natal: A Ceremony of Carols e a Cantata Saint Nicolaus. Ambas musicalmente formid?veis, totalmente afeitas ao ambiente e a tradi??o musical da Inglaterra, que s?o, com muita freq??ncia executadas nas igrejas nos tempos de Natal. Na Alemanha, Carl Orff, aquele mesmo das famosas Carmina Burana escreveu uma fabulosa cantata chamada Ludus de nato infante mirificus. Uma composi??o que mistura coros infantil, coro de adultos, muita percuss?o e teatro para contar a hist?ria do nascimento de Cristo de acordo com as tradi?es populares da Baviera. A m?sica ? marcantemente forte e bela.

Onde est?o os compositores de m?sica para as Igrejas? Por que n?o fazem uma m?sica genuinamente brasileira para um Natal brasileiro?

Eu sei, h? exce?es e ano passado j? falei disso. Conhe?o a "Cantatinha de Natal" do Villani-C?rtes, que ? um dos raros exemplos de boa m?sica natalina brasileira. E repito o que sugeri no ano passado, por que n?o um concurso de composi?es natalinas, que premiasse o compositor que melhor apresentasse uma cantata de Natal. Teriamos um m?s de dezembro com possibilidade de ouvir m?sica nova. Coros e orquestras e outros conjuntos h? para executarem.

Enquanto isso, ainda prefiro ouvir o que h? de mais originalmente brasileiro para o Natal, e que nos ?ltimos anos ou?o cada vez menos, as simp?ticas e naturais Folias de Reis, que de maneira t?o simples na poesia e na m?sica, contam muito bem como ? o Natal Brasileiro.

Termino com alguns versos ouvidos em alguma folia:

"O galo cantou no oriente
Surgiu a estrela da guia
Anunciando ? humanidade
Que o menino Deus nascia
Em uma estrebaria

Vinte e cinco de dezembro
N?o se dorme no colch?o
Deus menino teve a cama
De folhas secas no ch?o
Pra nossa salva??o"

Feliz e musical Natal.