Quinta-feira, 18 de março de 2010, atualizada às 19h

PM e PJF firmam parceria para realizar Operação Bafômetro

Daniele Gruppi
Repórter

Com objetivo de evitar acidentes associados ao abuso de álcool e direção, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com a Polícia Militar (PM), anunciou nesta quinta-feira, 18 de março, o início da Operação Bafômetro na cidade. Trata-se da primeira grande operação desde que a Lei Seca entrou em vigor, em 20 de junho de 2008.

Neste final de semana, os policiais estarão nas ruas, mas para realizar uma ação educativa. Na próxima semana, a fiscalização começa a ter um caráter mais repressivo. À PJF cabe a divulgação da campanha e o trabalho de educar a população no trânsito. Os estagiários do projeto "Nossa cidade, nossa casa" vão ajudar com a distribuição de panfletos em pontos estratégicos.

Além de todo o efetivo da polícia, a Guarda Municipal e os agentes de trânsito também atuarão nesta iniciativa. Serão fiscalizados os pontos de entretenimento noturno e também os corredores de acesso, como Cidade Alta, Alto dos Passos, São Mateus, Bom Pastor, Bandeirantes e Zona Norte (ver mapas).

A cidade dispõe de oito bafômetros, um para cada companhia da Polícia Militar. "Acreditamos estar bem equipados. Podemos condensar todos os aparelhos numa ação e também contar com os da Polícia Rodoviária Estadual", afirma o coronel Anselmo Fernandes da Silva.

Segundo o coronel, o trânsito em Juiz de Fora mata mais do que os homicídios. "Para cada grupo de 100 mil habitantes, há de cinco a sete homicídios, o mesmo índice do Canadá. A cidade está segura, a grande questão é o trânsito." A média de morte instantânea por acidente de trânsito na cidade é de 26 a 27 por ano.

Em 2009, a PM registrou 84 ocorrências envolvendo embriaguez ao volante e, este ano, até o dia 16 de março, 14 casos. "A tendência é que esse número caia. Nosso objetivo é reduzir ao máximo os acidentes desta natureza", diz o capitão Paulo Alex.

Os taxistas vão receber adesivos para incentivar a pessoa que vai beber a usar a alternativa de transporte. "Estamos aguardando uma melhora no nosso movimento em função desta operação", declara o diretor do Sindicato dos Taxistas, Adir Pereira dos Santos.

 

 

Atenção ao drigir embriago

Enquete
O que é preciso para a Lei Seca ser mais efetiva?



Ver resultado

 

Os textos são revisados por Madalena Fernandes