Quinta-feira, 25 de março de 2010, atualizada às 18h

Militantes do MST estão acampados em fazenda em Goianá

Clecius Campos
Repórter

Militantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) estão acampados na fazenda Fortaleza de Santana, na cidade de Goianá, município vizinho de Juiz de Fora. A ocupação da propriedade ocorreu na madrugada desta quinta-feira, 25 de março, e foi organizada pelo MST Zona da Mata.

Segundo nota oficial do movimento, a cerca da fazenda foi rompida pois o terreno foi considerado improdutivo, conforme laudo do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Na manhã desta quinta-feira, 72 policiais, incluindo uma equipe de Juiz de Fora, estiveram no local para evitar qualquer tipo de transtorno.

De acordo com o assessor de comunicação organizacional da 4ª Região da Polícia Militar (PM), Sérgio Lara, cerca de 200 pessoas invadiram a propriedade. "A invasão foi pacífica e não houve qualquer tipo de confusão. Os proprietários já enviaram um advogado ao local e a PM tenta negociar a retirada dos sem-terra. Uma patrulha rural, uma viatura da Companhia de Meio Ambiente e uma equipe da Polícia Rodoviária Estadual continuam na fazenda, que fica às margens da MG-353." Além de trabalhadores sem-terra, estudantes universitários da cidade de Lavras e de Juiz de Fora também formavam o grupo.

Foto da ocupação Foto da ocupação

De acordo com a assessoria de comunicação do Incra, a Ouvidoria Agrária Regional do órgão ainda não conseguiu contato com a liderança do movimento a fim de solucionar o problema. O Incra confirma a existência do laudo da vistoria realizada em novembro de 2009. O documento considera toda a extensão da fazenda de 4.300 hectares como improdutiva. Porém, o instituto informa que a fazenda está em processo de desapropriação. No momento, está aberta a oportunidade de defesa dada aos proprietários. O processo ainda será analisado pelo comitê do Incra, para só depois ser finalizado em decreto.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

Enquete
Como você avalia as ocupações do MST?
    Válidas, como forma de pressionar o governo
    Justas, em caso de propriedade improdutiva
    Injustas, pois são invasões à propriedade privada


ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com.