Quinta-feira, 25 de março de 2010, atualizada às 18h10

Moradores do bairro Vale Verde reclamam de falta de urbanização

Aline Furtado
Repórter

Moradores do bairro Vale Verde, localizado na região Sul da cidade, reclamam da falta de urbanização do local. Uma das principais queixas diz respeito à falta de calçamento nas ruas Marcelo Ramos Campos, do Vale e a Expedito Ribeiro de Souza.

De acordo com o estudante universitário Kennedy Reis, morador da rua Marcelo Ramos Campos há 12 anos, o local não é asfaltado e o mato está grande. "Convivemos com bichos, como baratas, ratos e cobras, que representam um risco à saúde. Quando chove, é preciso colocar sacos plásticos nos pés para evitar que a lama suje calçados e roupas."

Reis lembra que já foram feitas várias tentativas de contato com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) para apresentar as demandas da comunidade, mas não houve qualquer tipo de retorno. "Chegaram até a dizer que viriam analisar a situação, entretanto, nada foi feito até agora." Segundo os moradores, devido aos buracos nas ruas, o acesso de veículos, como ônibus e caminhões de lixo, fica comprometido. "Temos que andar até o local onde o ônibus passa. Se alguém passa mal, é preciso caminhar com a pessoa até o lugar onde o carro de socorro chega. Temos que andar com o lixo por aproximadamente 300 metros."

A comunidade prepara o terceiro abaixo-assinado, no qual expõe a situação do bairro. "Pretendemos agendar com algum vereador porque pela Prefeitura não conseguimos nada", revela a lancheira Márcia Maria Bento, moradora do bairro há mais de 15 anos.

Segundo Márcia, a ausência de boca de lobo faz com que a água fique empoçada nas vias, dificultando a passagem de pessoas e automóveis. " Mesmo que não esteja chovendo, os buracos atrapalham o deslocamento. Apenas uma rua do bairro foi asfaltada recentemente. É um absurdo, afinal, pagamos nosso IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano] em dia e não temos serviços básicos aqui."

Rua Rua Rua

O diretor de operações do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), José Fabiano de Resende, informa que foi realizada capina no bairro Vale Verde entre os meses de novembro e dezembro do ano passado. "Todo o bairro foi capinado, sendo, inclusive, o único beneficiado totalmente. Fizemos também a retirada de entulhos."

Segundo Resende, existe um cronograma a ser cumprido para a realização da limpeza nos bairros. "Estamos trabalhando na Cidade Alta e na região Leste. Em seguida, iremos para o Grama. O Vale Verde será capinado novamente quando a região Sul receber o serviço." Ele lembra que o mato tende a crescer com mais intensidade nesta época do ano devido ao período chuvoso.

O portal ACESSA.com entrou em contato com a assessoria de comunicação da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav) para verificar a previsão de asfaltamento da região, mas não houve retorno até o fechamento desta nota.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes