Incêndio destrói terraço de residência no CentroBombeiros não apontaram as causas. Para moradores, problemas na fiação elétrica e sacos de lixo na telha podem ter sido os responsáveis 

Pablo Cordeiro
*Colaboração
24/02/2010

Por volta do meio-dia desta quarta-feira, 24 de fevereiro, um incêndio destruiu o terraço de um prédio localizado na rua Mariano Procópio, 75, bairro Centro. As labaredas assustaram os vizinhos e as pessoas que transitavam no local. O incêndio durou cerca de 20 minutos e não houve vítimas. Duas pessoas e um cachorro, que estavam no apartamento 202, foram avisados a tempo de deixarem a residência.

Segundo o Corpo de Bombeiros, acionado poucos minutos depois que as primeiras chamas foram avistadas, a causa do acidente não pode ser definida. Quando os oficiais chegaram ao local, o fogo havia tomado todo o terraço e as chamas danificaram o sofá, os móveis, uma máquina de costura, latas de tinta e papéis. Para conter o fogo, foram deslocadas três viaturas e dez militares, além de ter sido usados três mil litros de água. 

incendio terraço"Controlamos o fogo, retiramos os botijões de gás e cortamos a eletricidade para evitar mais problemas", destaca o tenente responsável pela ação Demétrius Bastos Goulart. Nenhum outro apartamento do prédio foi danificado. No terraço, a estrutura metálica da cobertura ficou parcialmente retorcida. No prédio ao lado, o reboco caiu e parte da caixa d'água do terraço vizinho ficou derretida devido às altas temperaturas. O engenheiro da Defesa Civil, Adílson Frederico de Carvalho, esteve no local e avaliou a situação junto aos moradores.

"Depois de três dias é recomendado que seja chamado um engenheiro para reavaliar o local. A estrutura não foi comprometida e não há perigo de desabamento. Não é necessário ninguém deixar as casas, apenas isolar a área afetada. A eletricidade pode ser usada normalmente", destaca. Carvalho pede que os moradores do prédio mantenham atenção e comuniquem à Defesa Civil e aos bombeiros qualquer tipo de rachadura nas paredes.

Possíveis causas

incendio terraçoPara a advogada Tatiana Araújo Motta Perotta, que mora no prédio em frente, uma das possíveis causas pode ter sido um trabalho realizado na fiação elétrica. "Na última terça, 23, um eletricista mexia na fiação de todo o prédio, inclusive do terraço. Como o prédio é antigo, esta pode ter sido uma das causas do incêndio", explica. A enfermeira Mônica Maria Pereira, parente dos moradores, conta que as chamas começaram sem nenhuma explicação. "Ninguém escutou barulho. De repente, o fogo saiu pelo terraço", ressalta. Ela conta que no local havia estantes com livros, papéis e telas de pintura.

Uma vizinha aponta outra possível causa: o lixo acumulado em cima da telha. "Teve um dia que vi umas 20 sacolas jogadas na telha. Moradores da quitinete ao lado vivem fazendo isso. Já falamos com a síndica e nenhuma providência foi tomada. Com este calor, qualquer cigarro jogado pode ter colocado fogo nas sacolas", diz a moradora que preferiu não se identificar.

Incêndio residência incendio terraço incendio terraço

*Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!