Quarta-feira, 16 de junho de 2010, atualizada às 18h50

Operação conjunta das polícias prende onze pessoas na Vila Olavo Costa

Carolina Gomes
Repórter

Na manhã desta quarta-feira, 16 de junho, as polícias Militar, Civil e Federal realizaram uma operação de busca e apreensão na Vila Olavo Costa. O intento resultou na prisão de onze pessoas, sendo um adolescente.

A Operação Sintonia cumpriu 25 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão. A ação contou com 35 policiais federais, 40 policiais civis e 113 militares, além de 30 viaturas. Entre os materiais apreendidos estão cocaína, crack, maconha, munições, aparelhos celulares, cartões de crédito, além de arma de fogo, binóculo, máquina de cartão de crédito, equipamento de vigilância e um veículo. 

Segundo o delegado da Polícia Civil, que coordenou a operação, Carlos Eduardo Rodrigues, o índice de homicídios na Vila Olavo Costa atingiu um número muito alto, cinco mortes em dois meses. "Com a prisão dos quatro suspeitos, acreditamos que os homicídios irão parar", afirma. 

Os suspeitos já estavam sendo investigados pela Polícia Civil há dois meses e, a partir da investigação de homicídio, foi possível fazer um levantamento de pontos de drogas e armas na região. Para o delegado, a operação foi bem-sucedida, com cumprimento de todos os mandados, especialmente os de prisão.

Presos Delegados
União das polícias

O trabalho conjunto entre as polícias faz parte da política de governo de Minas Gerais, que visa unir forças para combater a violência. De acordo com o delegado, a Polícia Federal dispôs a ajudar na operação devido à gravidade do fato e a incidência de pessoas de outros Estados na cidade. Uma equipe composta por um delegado e 16 agentes da Polícia Federal veio de Belo Horizonte para ajudar na ação.

O delegado destaca que é muito importante a participação dos juizforanos no trabalho da polícia. "As pessoas devem denunciar os crimes que testemunham através do Disque Denúncia - 181, para que a polícia possa tomar as providências". Ele afirma ainda que a identidade do denunciante é mantida em sigilo absoluto.