Quinta-feira, 17 de junho de 2010, atualizada às 17h31

Vereadores mirins assistem à palestra sobre funcionamento do SUS

Carolina Gomes
Repórter

Na tarde desta quinta-feira, dia 17 de junho, os vereadores mirins de Juiz de Fora se reuniram na Câmara Municipal para uma palestra a respeito das diretrizes e dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). A palestra foi ministrada pela ouvidora municipal de saúde, Samantha Borchear.

Segundo o vereador mirim Lucas Muniz de Carvalho, a iniciativa de solicitar uma palestra sobre o SUS foi tomada pelos vereadores, já que a população é carente de dados a respeito do funcionamento correto do sistema.

A ouvidora de saúde informou aos jovens a realidade do SUS hoje e como era antes. Ela deu exemplos de situações cotidianas e mencionou alguns fatos que estão ocorrendo dentro dos hospitais em Juiz de Fora.

De acordo com Samantha, a iniciativa dos jovens é muito importante, pois houve a oportunidade de esclarecer qual o papel do SUS, as normas, as políticas e as atividades. "Muitos deles são mais novos do que o SUS e esse interesse é muito bom. Eles participaram bastante, interagiram, fizeram perguntas. Foi bem proveitoso", declara.

Lucas disse que agora o papel de cada vereador mirim é passar as informações adiante. "Vamos passar o que aprendemos para frente, para família, amigos, vizinhos. Temos que fazer esses conhecimentos chegarem ao maior número de pessoas."