Quinta-feira, 8 de julho de 2010, atualizada às 14h24

Vicentão é preso por envolvimento em esquema de fraudes em precatórios

Clecius Campos
Repórter

O ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Vicente de Paula Oliveira (Vicentão - PTB), foi preso na manhã desta quinta-feira, 8 de julho, em sua casa no bairro, Santa Cândida. Ele é acusado de envolvimento no esquema de fraudes em precatórios, investigado pela Polícia Federal (PF), e deflagrado pela Operação Pluto.

Em cumprimento de mandado de busca e apreensão, a PF encontrou R$ 204 mil na casa do ex-vereador. De acordo com o delegado regional da PF e coordenador da operação, Cláudio Nogueira, o dinheiro estava dentro de uma caixa enterrada no quintal, debaixo de um tronco de árvore.

"As provas produzidas na apreensão passada foram suficientes para que a Justiça decretasse a prisão preventiva. Há elementos que corroboram a prática criminosa. Assim que prestar depoimento na sede da Polícia Federal, Vicentão será encaminhado ao Ceresp." O pedido de prisão preventiva foi expedido pela Justiça Federal em Juiz de Fora. A reclusão é mais extensa que a prisão temporária e pode durar até 81 dias. Cabe pedido de habeas corpus.

Além do dinheiro, a PF encontrou na casa de Vicentão alguns documentos que serão anexados ao processo. O mandado de busca foi cumprido também em desfavor do advogado Élcio Campos Ferreira, outro acusado de envolvimento no esquema. O suspeito presta depimento na sede da PF e porteriormente será encaminhado ao Ceresp. A PF estima que, somados, os valores desviados ilegalmente podem ultrapassar R$ 5 milhões.


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!