Quarta-feira, 13 de maio de 2009, atualizada às 16h

Comissão de Telefonia Celular contará com assessoria técnica de professor da UFJF. Prazo para apresentar o projeto será prorrogado

Daniele Gruppi
Repórter

O professor da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Hélio Antônio da Silva, comunicou que aceita o convite para prestar assessoria técnica à Comissão de Telefonia Celular da Câmara Municipal, em reunião realizada pelo grupo nesta quarta-feira, dia 13 de maio.

Segundo um dos integrantes da comissão, vereador Júlio Gasparette (PMDB), o professor ajudará a analisar o levantamento feito pelas operadoras. O relatório elaborado pelas quatro empresas de telefonia celular aponta que o índice de radiação não ionizante emitido pelas antenas instaladas no município é inferior ao permitido pela Lei Municipal 11.045/05, de 4,35 watts/m².

A comissão tem até o dia 23 de maio para apresentar o relatório final. Entretanto, Gasparette adiantou que será feito um novo pedido de extensão do prazo. Será a segunda prorrogação.

A Comissão de Telefonia Celular foi composta com o objetivo de verificar a possibilidade de alterações na Lei Municipal 11.045/05, que está suspensa por uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin).

As regras são consideradas rígidas pelas operadoras de telefonia celular, que pedem a flexibilização da lei para possibilitar a instalação de novas antenas, sob alegação de que o serviço está sendo prejudicado. Entre os que são contrários à mudança, o temor é que a radiação emitida pelas torres seja prejudicial à saúde.

Seminário

Na próxima semana, os vereadores Isauro Calais (PMN), José Fiorilo (PDT) e Júlio Gasparette (PMDB) viajam para Porto Alegre (RS), para participar do Seminário Internacional sobre Radiação Não Ionizante (RNI), a Saúde e o Ambiente.

Entre os objetivos do encontro está a revisão dos principais resultados das pesquisas científicas sobre os efeitos biológicos das radiações não ionizantes. "As experiências e as informações trocadas no evento vão ajudar na análise do estudo feito pelas operadoras e na apresentação do relatório final", afirma Gasparette.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes