Sexta-feira, 9 de julho de 2010, atualizada às 17h

Nenhum agente da PC é designado para JF

Aline Furtado
Repórter

Juiz de Fora não receberá nenhum dos 1.019 agentes da Polícia Civil (PC) para compor o quadro de servidores da Delegacia Regional. Deste total, 805 foram nomeados no dia 24 de junho, outros 214 participaram da solenidade de formatura realizada no dia 30 do mês passado.

A expectativa era que entre 15 e 20 agentes fossem designados para a cidade. De acordo com o diretor do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil (Sindpol) Regional Zona da Mata, o delegado Marcelo Armstrong, a decisão reflete a falta de interesse do governo do Estado para com a população.

"É um desrespeito uma cidade com quase 600 mil habitantes contar com um quadro tão deficitário e não receber nenhum agente." Atualmente Juiz de Fora conta com apenas 30 investigadores. Segundo Armstrong, o déficit é de 93 policiais. "Isto demonstra que estamos na contramão de tudo. A cidade cresce, a violência aumenta e nós continuamos trabalhando de forma precária. A tendência é que a situação fique pior no final do ano, já que alguns servidores se aposentarão."

O delegado lembra ainda da luta dos servidores e da sociedade para mudar o quadro. "Envolvemos vários segmentos da sociedade, encaminhamos ofícios ao governo, mas, ainda assim, a exemplo de turmas anteriores, nossa cidade não teve reposição do quadro." O sindicato local já informou a situação ao sindicato em Belo Horizonte.