Quarta-feira, 14 de julho de 2010, atualizada às 15h37

Frente fria provoca queda de temperatura em Juiz de Fora e na região

Carolina Gomes
Repórter

Uma frente fria que está atuando sobre a região é responsável pela nebulosidade, queda de temperatura e chuvas nesta quarta, 14 de julho, e na próxima quinta, dia 15, na Zona da Mata.

Na tarde da última terça, 13, a temperatura variou entre 15º e 25º. Nesta quarta, 14, a variação ficou entre 16º e 20º. De acordo com o meteorologista do 5º Distrito de Belo Horizonte, Jorge Luiz de Moreira, a previsão para esta quinta-feira, 15, é que os termômetros variem entre 13º e 22º em Juiz de Fora e entre 10º e 23º na região da Zona da Mata. Há expectativa de chuva ao longo do dia. 

Segundo Moreira, a sensação térmica mais quente, verificada nos últimos dias, é tendência da chegada da frente fria, já que a nebulosidade aumenta, gerando calor durante o dia e um leve resfriamento no período noturno.

O meteorologista esclarece que não teremos um frio tão rigoroso como o que tem sido registrado na região Sul do país. "O Sul está sob influência de uma massa polar, que é bem diferente de uma frente fria." Ele informou ainda que a previsão é que nos próximos dias esta massa se desloque pelo oceano, lançando ar frio nos litorais de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo e na também na Zona da Mata mineira.

Esclarecendo as altas temperaturas verificadas nos últimos dias de inverno, Moreira explica que a região da Zona da Mata não se caracteriza por apresentar baixíssimas temperaturas. "O que vem sendo registrado está dentro daquilo que consideramos normal." Contudo, o meteorologista explica que, como a estação ainda não completou um mês, não foram feitos balanços a respeito da variação de temperatura.