Quinta-feira, 15 de julho de 2010, atualizada às 17h22

Alteração no fluxo de embarque e desembarque nos ônibus tem início em agosto

Carolina Gomes
Repórter

A partir do dia 2 de agosto, o transporte coletivo de Juiz de Fora sofrerá alterações no fluxo de passageiros. Entre a data e 15 de dezembro, os ônibus passarão por uma mudança na localização das roletas, fazendo com que o fluxo seja alterado, ou seja, os passageiros passarão a embarcar pela porta dianteira e desembarcar pela porta traseira.

Em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira, 15 de julho, a chefe do Departamento de Transporte Público da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), Andréia Júlia Santos, informou que será necessária uma campanha, que tem início na próxima, para que os usuários recebam informações a respeito das mudanças.

Santos explicou que as informações serão veiculadas na mídia televisiva, assim como cartazes serão afixados em locais públicos e escolas, com orientações aos usuários. Uma semana antes de cada linha ser alterada, os passageiros receberão, dentro do coletivo, um folheto informativo avisando sobre a mudança. Os veículos que já estiverem com o fluxo invertido irão circular com um adesivo, a fim de chamar a atenção da população.

O novo modelo de fluxo em Juiz de Fora já vem sendo utilizado nas principais cidades brasileiras, como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Campinas, entre outras. Segundo informações da Settra, entre os benefícios do sistema estão a redução no tempo de embarque, mais conforto e maior espaço útil para acomodação dos usuários, já que o orientador do fluxo de passageiros será eliminado, a aproximação dos cobradores e motoristas, o que vai reduzir os assaltos e aumentar a segurança no embarque e no desembarque dos cadeirantes. Além disso, está prevista a indução dos passageiros a não atravessar na frente dos ônibus, com a consequente redução dos acidentes, a igualdade no embarque para as gratuidades, acabando com a discriminação contra os usuários que têm direito a este benefício.

Juiz de Fora possui, atualmente, 529 ônibus, sendo que 68 terão o prazo de dez anos vencido ainda no mês de julho. Com isso, novos ônibus serão colocados em circulação, os quais já virão com a alteração. De acordo com a chefe do Departamento de Transporte Público, entre 2 e 31 de agosto, 77 linhas e 121 ônibus já começam a circular com o novo modelo. Serão instalados espelhos convexos próximo ao motorista e junto à porta de saída, para que a visão seja ampliada e o risco de acidentes reduzido.

Embarque de idosos

Os usuários idosos têm a opção de fazer o Cartão do Idoso, que permite que o passageiro passe pela roleta sem pagar a passagem. Nesse caso, o idoso deve entrar pela frente do veículo, passar pela roleta e desembarcar pela porta de trás. Como o Cartão do Idoso é opcional, aqueles que optarem por não fazê-lo podem embarcar e desembarcar pela porta da frente.