Quarta-feira, 29 de setembro de 2010, atualizada às 10h30

Bancários em greve por tempo indeterminado

Pablo Cordeiro
Repórter

Todas as 14 agências públicas e uma privada em Juiz de Fora amanhecerem paradas nesta quarta-feira, dia 29 de setembro. Os bancários decidiram deflagrar greve por tempo indeterminado na noite da última terça-feira, 28. Os trabalhadores se reúnem diariamente às 18h, no Sindicato dos Bancários (Sintraf), a fim de definir o andamento do movimento.

Na manhã desta quarta, os grevistas fizeram manifestação na agência de um banco no Calçadão da rua Halfeld, que contou com a distribuição de panfletos. Segundo o diretor do Sintraf, Marcos Louzada, 800 bancários estão parados e a intenção da entidade é conseguir a adesão dos bancários das agências particulares com o decorrer dos dias. "Antes da greve fizemos manifestações, paralisação e retardamento da abertura das agências. A greve é necessária porque nada surtiu efeito."

A classe vai permanecer de braços cruzados até que uma nova reunião com o governo seja realizada e as propostas da categoria sejam aceitas. A última contraproposta efetuada foi de 4,29% de reajuste salarial, o que representa apenas o índice de inflação do ano e manutenção dos benefícios. Com isso, o ganho real e os benefícios seriam de 0%. A proposta dos bancários é de 11% de reajuste; PLR de três salários mais R$ 4 mil fixos; aumento nos valores de auxílio-refeição, cesta-alimentação e auxílio-creche; previdência complementar em todos os bancos; proteção à saúde do trabalhador; medidas para proteger o emprego e mais contratações para amenizar a sobrecarga do setor.

Contas a pagar

Segundo a Pro Teste, o consumidor não pode se valer da greve para se eximir de quitar as obrigações. Por isso, deve ficar alerta à data de vencimento das contas, e procurar um meio alternativo para pagá-las. Quem tem conta para pagar e não dispõe de cartão para uso do caixa eletrônico, pode recorrer às agências lotéricas e até lojas de departamentos que aceitam a quitação de diversas contas. Mas o cliente que precisa sacar dinheiro na boca do caixa deve entrar em contato por telefone com o banco e solicitar uma alternativa.

Para as pessoas que têm contas atrasadas de tarifas públicas como água, telefone, e energia, a Pro Teste aconselha ligar para as empresas e negociar uma forma de pagamento. São contas que podem ser quitadas em qualquer banco, já que o cálculo de taxas de multas é acordado com a própria empresa que presta o serviço.

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) poderão retirar, como de costume, o dinheiro nos caixas eletrônicos. Entretanto, os aposentados e pensionistas que recebem pela Caixa Econômica Federal só poderão retirar o benefício nas casas lotéricas.

Quem movimenta a conta pela internet - nos sites dos bancos - ou nos caixas eletrônicos, não deve ser afetado pela paralisação, pois esses serviços devem continuar a funcionar normalmente.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken