Sexta-feira, 22 de outubro de 2010, atualizada às 15h55

Motoristas e cobradores voltam a discutir intervalo de repouso e alimentação. Categoria vai encaminhar carta-protesto às empresas

Aline Furtado
Repórter
Ônibus na avenida Rio Branco

Motoristas e cobradores de Juiz de Fora voltaram a se reunir nesta sexta-feira, 22 de outubro, com o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo (Sinttro) para discutir a implantação do intervalo de repouso e a alimentação para a categoria.

A classe reivindica um intervalo de 15 minutos, a cada viagem, nos pontos finais das linhas. "Mas precisamos definir como isso pode ser feito, já que o transporte não pode parar", reflete o vice-presidente do Sinttro, Paulo Avezani.

Segundo ele, as empresas acenam para a possibilidade de redução do salário no caso da adoção do intervalo. "A intenção das empresas é retirar o pagamento de horas extras, o que não está correto." Durante as duas reuniões realizadas nesta sexta-feira, a categoria elaborou uma carta-protesto com as reivindicações, a qual será enviada às empresas de transporte coletivo urbano.

 

Além da discussão sobre o intervalo de repouso e alimentação, motoristas e cobradores reivindicam a instalação de câmeras de segurança nos ônibus e a implantação de banheiros nos pontos finais. O vice-presidente lembra, inclusive, que o Sinttro impetrou, no Ministério Público do Trabalho, uma ação para exigir que as empresas de ônibus se responsabilizem pela construção de banheiros nos pontos finais.

Durante os encontros, os profissionais optaram por suspender qualquer tipo de votação. "Nossa intenção é remarcar as assembleias para a próxima semana. Não podemos esperar mais, temos que ter urgência na resolução das questões."

Os textos são revisados por Thaísa Hosken