Ano 2000 - Bug tamb?m afeta usu?rio dom?stico

Quem pensa que "bug do mil?nio" ? problema apenas para grandes empresas que usam sistemas programados em linguagens como Cobol, Assembler, linguagem C, rodando em m?quinas gigantes como mainframes est? enganado. Usu?rios dom?sticos e de pequenos escrit?rios tamb?m correm riscos. Quanto mais antigo for o micro e os programas maior ? o problema.

Do ponto de vista de hardware, os fabricantes de PCs dizem que m?quinas antigas com chip at? 486 s?o as mais propensas a panes. Todo PC tem um chip chamado RAMCmos que controla o "real time clock" (rel?gio de tempo real), que ? acessado por outros componentes que manipulam datas. "Do XT ao 486, esse chip registra o ano com apenas dois d?gitos", afirma. Do Pentium 75 Mhz para frente, o problema foi supostamente corrigido. Mesmo assim, quem tem micro Pentium deve procurar seu fornecedor para obter um certificado de conformidade com o ano 2000.

O BIOS, que coordena as principais configura?es da m?quina, acessa o "real time clock" para informar aos aplicativos e sistema operacional o formato da data com que devem trabalhar. E ? a? que pode estar outro problema, porque ? preciso que o BIOS tamb?m seja compat?vel com os quatro d?gitos. "Como os principais problemas v?o estar nesses dois componentes da placa-m?e, a solu??o pode ser o upgrade", recomenda Takinada.

Teste

Acerte a data e a hora para 31/12/1999, ?s 23h59, e espere o rel?gio (do BIOS) mudar para 01/01/2000. Desligue o computador e, ao relig?-lo, verifique se continua marcando a hora e a data do novo mil?nio".

Os fabricantes est?o criando sites para ajudar a identificar o problema. No da Compaq, por exemplo, o usu?rio s? precisa saber o n?mero do modelo, j? que nem todos est?o prontos para o ano 2000. "Apenas as m?quinas fabricadas pela Compaq, a partir de setembro de 97, s?o compat?veis", afirma Lauro Viana, gerente de Produtos da Linha Corporativa. Pode-se fazer o download de patches que corrigem o BIOS. A atualiza??o pode ser feita on-line ou gravada num disquete que pode ser usado para corrigir v?rias m?quinas ligadas em rede.

Al?m da Compaq, a IBM tamb?m criou um site com solu?es para v?rios equipamentos que v?m desde a ?poca dos primeiros PCs e ferramentas como a "Year 2000 Evaluation Tool" e o "Device Driver" para que o usu?rio verifique se seu micro est? em conformidade. A Apple informa que todos os micros da linha Macintosh s?o imunes ao "bug", pois reconhecem datas com quatro d?gitos at? o ano 2040.

Em geral, os perif?ricos n?o costumam ser afetados, a n?o ser que o driver dependa da data. Mas, ? prudente que o usu?rio visite a homepage dos fornecedores ou procure por eles para saberem como agir em rela??o a modem, placa-de-som, impressoras, discos r?gidos, etc.

Fonte: www.estaminas.com.br/cadernos/informatica/010403.php#link1