Nova manifesta??o nesta quinta Estudantes, CUT, associa?es de bairros e sindicatos de volta ? luta contra o reajuste de 13% e renova??o das concess?es

Fernanda Leonel
Rep?rter
28/02/2007

Amanh? o movimento estudantil e o "Comit? conta o aumento da passagem e em defesa do Transporte P?blico" promete novos cap?tulos para a novela do reajuste do ?nibus urbano em Juiz de Fora.

Como j? haviam adiantado em situa?es anteriores, nenhum dos dois movimentos organizados pretende desistir dos objetivos de questionar o reajuste de 13% no vale-transporte e tamb?m a renova??o das concess?es do transporte p?blico.

"S? n?o fomos para manifestar no outro dia, em raz?o da caracter?stica do movimento que, sem aula por causa do carnaval, n?o teria for?a suficiente. Mas na ?ltima segunda, j? retomamos as reni?es que decidem os rumos do movimento", afirmou Fabr?cio Linhares, coordenador do Diret?rio Central dos Estudantes.

Para a pr?xima quinta-feira, dia 1? de mar?o, est? confirmada nova manifesta??o que pretende ganhar as ruas de Juiz de Fora e, segundo seus idealizadores, que tamb?m pretende ser a "mais organizada e com mais for?a p?blica de todas que j? aconteceram".

Dessa vez, o movimento ganha ?s ruas com a ades?o de associa?es de bairros, CUT e sindicatos da cidade que integram o Comit?. Como explicou o coordenador P?ricles Lima, apesar de apoiarem o movimento estudantil, no processo do aumento da passagem em 2007, essa ? a primeira vez que eles saem juntos ?s ruas.

Estudantes, e demais membros do Comit? se re?nem ao meio dia em frente ao pr?dio da C?mara Municipal. Tamb?m na quinta-feira, a partir de 14h, os manifestantes pretendem protocolar um pedido de audi?ncia p?blica na sede do poder legislativo.

Segundo os manifestantes essa ? a segunda vez que o pedido de discuss?o do assunto chega ? C?mara Municipal, j? no dia 05 de janeiro, o primeiro pedido foi protocolado. "Temos as c?pias dos documentos que provam que fizemos o pedido, apesar dos vereadores teimarem em dizer que nada foi protocolado por l?. Amanh? vamos entregar esse documentos tamb?m", afirmou o coordenador do DCE.

Laudo M?dico

Na ?ltima ter?a-feira, tr?s dos estudantes detidos depois da terceira manifesta??o de estudantes contra o aumento da passagem, receberam o resultado da per?cia m?dica realizada para identifica??o de poss?vel agress?o f?sica por parte dos policiais durante o movimento do ?ltimo dia 13 que constatou que houve agress?o por parte dos Policiais Militares.

Na tarde desta quarta, eles iriam entregar os laudos m?dicos para o advogado que est? cuidado do caso para que ele analisasse quais as provid?ncias jur?dicas cab?veis para o caso, mas isso n?o aconteceu em raz?o de uma viagem para Belo Horizonte do respons?vel pela poss?vel a??o contra a PM.

Segundo informou Fabr?cio Linhares, coordenador do Diret?rio Acad?mico e um dos agredidos, ainda no que diz respeito ? per?cia da viol?ncia, o m?dico que analisou os documentos deixou claro que o di?metro de alguns machucados, assim como o posicionamento de parte deles, est? diretamente ligado ao uso de cacetetes por parte dos PM na manifesta??o.