LIBERE SUA CRIATIVIDADE

Escrito pelo Professor Eduardo Romero,
do Departamento de Engenharia de Produ??o
da UFMG, a partir do livro Psicology
Today, de Robert Epstein -
Editora Sussex Publish - NY, USA.

VOC? ? CRIATIVO? Se ? como a maioria das pessoas, provavelmente acha que n?o. Durante toda a vida, nos dizem que a criatividade ? coisa rara e misteriosa, que somente os artistas s?o criativos, que ? uma fun??o do "c?rebro direito", seja l? o que for isso. Mas depois de quase 20 anos de pesquisas em laborat?rio, cheguei ? conclus?o de que a criatividade est? ao alcance de qualquer um - sem exce??o. Nos ?ltimos anos, tenho aplicado com sucesso algumas li?es do laborat?rio a situa?es da vida real, com crian?as e professores, pais e executivos de companhias.

Para liberar o seu potencial criativo, domine essas estrat?gias. Pode ser que seja s? isso que est? entre voc? e algumas das pessoas mais criativas da hist?ria.

Capta??o. As novas id?ias s?o fugidias, como coelhos correndo pela sua consci?ncia . Se voc? n?o as agarrar depressa, em geral desaparecem para sempre. As pessoas que levam a s?rio a explora??o de sua capacidade criadora aprenderam meios de prestar aten??o nas id?ias e conserv?-las . Essas pessoas t?m a habilidade da "capta??o".

Salvador Dali, o grande surrealista, captava id?ias do estado f?rtil do meio sono chamado hipnag?gico. Ele ficava sentado numa poltrona com uma chave na m?o, por cima de um prato colocado no ch?o. Quando adormecia, o ru?do da chave batendo no prato o despertava. Imediatamente, ele desenhava as imagens bizarras que estava vendo.

Todos n?s temos incr?veis experi?ncias perceptivas momentos antes de adormecermos profundamente. Dali apenas inventou um meio de agarrar algumas delas. Os pintores trazem sempre consigo seus blocos de desenho. Os inventores e escritores levam blocos de notas ou computadores port?teis, ou tomam notas em guardanapos e pap?is de balas.

Eis um exerc?cio simples que criei para convencer as pessoas de seu potencial de criatividade. Eu chamo a isso "capturando um devaneio".

Feche os olhos. Deixe que sua mente vagueie livremente por uns minutos. Relaxe e permita que seus pensamentos fluam sem dirigi-los. Voc? saiu do quarto? Deixou a terra? Vagou at? as estrelas? Se tiver bastante tempo e nenhuma distra??o, todo mundo v?, ouve ou experimenta coisas imposs?veis de experimentar na realidade.

J? dirigi esse exerc?cio por toda parte, inclusive no Jap?o, onde, talvez por motivos culturais, poucas pessoas se dizem criativas. Mas depois de alguns minutos, as plat?ias japonesas relatam sonhos t?o ricos quanto os de Salvador Dali. Um homem disse: "Voei ao topo do pr?dio ao lado e vi este pr?dio se desmoronando enquanto comia um sandu?che." (A IBM ocupava o pr?dio ao lado. Estaria ele em busca de um emprego melhor?)

Captar ? mais f?cil em certos ambientes e em certas ocasi?es. Para algumas pessoas, h? tr?s condi?es para a criatividade que s?o especialmente f?rteis: cama, banho e ?nibus - especialmente se voc? tiver sempre material ? m?o para escrever nesses lugares. Outros precisam sentar-se junto de um po?o ou uma cabana solit?ria no mato.

Desafio. Um meio de acelerar o fluxo de novas id?ias ? colocar-se em situa?es dif?ceis, em que voc? provavelmente fracassar?. O espantoso ? que o fracasso pode ser um manancial de criatividade - se for bem manejado! Tipicamente, quando n?o conseguimos fazer alguma coisa, nos sentimos frustrados e - o mais importante para a criatividade - come?amos a experimentar outros procedimentos. Muitas id?ias competem vigorosamente, intensificando muito o processo criativo.

Digamos que voc? comece a girar uma ma?aneta que sempre girou com facilidade. Ela n?o se mexe. Voc? torce com mais for?a. A? voc? a puxa para cima ou empurra para baixo. Talvez a sacuda. Depois, pode ser que voc? empurre a porta com o ombro ou lhe d? um pontap?. Poder? at? gritar por aux?lio. Esses esfor?os - colhidos de procedimentos estabelecidos - provavelmente levar?o a novas solu?es. Em resumo, a criatividade n?o ? m?stica: ? uma extens?o do que voc? j? sabe.

Enormes problemas - desafios abertos, que n?o t?m solu??o - tamb?m podem ser usados para acelerar a produ??o da criatividade. N?s queremos realmente nos colocar em situa?es frustrantes? Um enf?tico "sim"! Se voc? estiver se sentindo bloqueado, est? na companhia dos maiores poetas, compositores e inventores de todos os tempos. ? bem prov?vel que esteja ? beira de uma nova id?ia.

Com filhos, amigos ou colegas, procure passar 15 minutos por semana resolvendo o seguinte:

Torne-se um milion?rio, em uma semana. Arranje um jeito de nunca mais ter de fazer uma tarefa dom?stica. Elimine o envelhecimento, um atraso de vida. Voc? n?o encontrar? solu?es, claro, mas esses desafios insol?veis v?o estimular uma por??o de id?ias novas e interessantes.

Amplia??o. Quanto mais conhecimentos voc? tiver e quanto mais diversos forem esses conhecimentos, maior o seu potencial para uma produ??o criativa. Nos anos 40, o engenheiro su??o George de Mestral estava voltando de um bosque quando ficou aborrecido ao ver uns carrapichos agarrados a suas cal?as. Sob um microsc?pio, viu pequenos "ganchos" nos carrapichos, que tinham agarrado al?as de fibras da fazenda. Usando suas experi?ncias em muitos setores, De Mestral come?ou a tentar criar "ganchos e al?as" artificiais. O produto final - velcro - combinou anos de treinamento como engenheiro ? sua curiosidade sobre a bot?nica.

In?meros progressos foram possibilitados porque seus criadores tinham experi?ncia em v?rios setores. Se voc? quiser intensificar a sua pr?pria criatividade, aprenda sobre assuntos de que n?o sabe coisa alguma e nem quer saber. Se voc? normalmente s? l? romances policiais, pegue um livro de Hist?ria. Se em geral chega em casa e liga a TV para assistir a uma partida de futebol, em vez disso mude para um programa educativo. No carro, procure as esta?es de r?dio que voc? n?o conhe?a.

Ambiente. Por fim, voc? pode intensificar a sua criatividade cercando-se de diversos est?mulos e - o que ? ainda mais importante - mudando esses est?mulos regularmente.

Coloque objetos fora do comum na sua mesa de manh? - um bon?, um alicate e uma vela, por exemplo - ou apenas rearrume algumas coisas em seu quarto. Est?mulos variados e que est?o sempre mudando ajudam a promover id?ias sempre din?micas e diversas.

A maneira de voc? reagir aos outros ? tamb?m uma forma de "ambiente" criativo. Os debates livres em reuni?es, por exemplo, funcionam at? certo ponto porque exp?em os participantes da equipe a est?mulos m?ltiplos. Mas tamb?m inibem a criatividade porque exp?em os indiv?duos ? desaprova??o.

Nas minhas pesquisas, descobri que um grupo "m?vel" - que se mova de sess?es particulares a reuni?es em grupo - gera tipicamente o dobro de id?ias do que o grupo dos debates simples. Por qu?? Porque a criatividade ? sempre um processo individual. Com novos poderes criativos, todos seremos capazes de resolver melhor os pequenos problemas que nos afligem no dia-a-dia. A resultante explos?o de id?ias e realiza?es poderia fazer as do Renascimento parecerem um passeio numa bicicleta parada.

Colabora??o: CAMPE - Consultoria a M?dias e
Pequenas Empresas da Faculdade de Economia
e Administra??o da UFJF.
E-mail: campe@fea.ufjf.br