Unidades prisionais de JF recebem 26 presos após desativação de cadeia em Rio Novo
Repórter
Com a desativação da cadeia pública de Rio Novo, município localizado a 50 quilômetros de Juiz de Fora, 26 presos foram transferidos para três unidades prisionais de Juiz de Fora. Nove foram encaminhados para a Penitenciária José Edson Cavalieri, oito para a Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires e outros nove, ainda não condenados, para o Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp). A cadeia de Rio Novo foi desativada na última sexta-feira, 1º de abril.
De acordo com informações da assessoria da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), a desativação de cadeias públicas faz parte de uma estratégia de adoção de nova política prisional em Minas Gerais, que pretende que os presos sejam mantidos sob custódia da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) e não mais pela Polícia Civil (PC). Com isso, será ocasionada a liberação do efetivo da PC e da Polícia Militar (PM), hoje responsáveis pela guarda de detentos em cadeias públicas.
- Criminalidade violenta cai 5,8% na região, mas homicídios sobem 24% em 2010
- Censo penitenciário traça o perfil profissional dos detentos do Estado
A nova política prisional engloba, além da desativação das cadeias públicas, a construção de novas unidades prisionais, além da abertura de novas vagas para presos. Com relação às transferências, a assessoria acredita que estas não deverão sobrecarregar a lotação já existente nas unidades de Juiz de Fora, visto que o número de presos encaminhados ao município é reduzido.
Além da desativação da cadeia pública de Rio Novo, foram desativadas outras quatro, nos municípios de Cristina, Pedralva, Brasópolis e Paraisópolis, localizados no Sul de Minas. Todos os 58 detentos foram transferidos para o Presídio de Itajubá.
Os textos são revisados por Thaísa Hosken
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!