Terça-feira, 3 de julho de 2012, atualizada às 12h21

Base do Programa Ambiente de Paz é inaugurada no bairro Santa Cruz

Da Redação
Programa Ambiente de Paz

Uma nova base territorial do Programa Ambiente de Paz (Pamp) será inaugurada nesta terça-feira, 3 de julho, às 18h30, na praça Manoel Nunes do bairro Santa Cruz. O projeto é uma parceria entre a 4ª Região da Polícia Militar (PM) e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A partir de um diagnóstico feito pela PM, três regiões foram selecionadas para integrar o programa: Benfica, que teve sua base inaugurada em maio; Santa Cruz e, futuramente, Vila Olavo Costa.

A base que será inaugurada conta com cerca de 76 m² de área construída e funcionará 24h por dia com uma equipe de 27 policiais, sendo um tenente, cinco subtenentes ou sargentos e 21 cabos ou soldados. Haverá, ainda, viaturas, motocicletas, computadores e rádios e, de acordo com a assessoria da PJF, "a base territorial garantirá a segurança dos moradores de toda a região do Bairro Santa Cruz".

O Programa

De acordo com a assessoria da PM, o Pamp visa atingir toda a população dos bairros onde for implementado, "mantendo o foco nas famílias, o que inclui crianças, adolescentes, adultos e idosos, através de ações e atividades que permitirão a aproximação e identificação dos principais problemas sociais da comunidade". Após o atendimento, a população será encaminhada para programas sociais promovidos pela prefeitura, com a participação da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac).

Segundo a PJF, o Ambiente de Paz tem foco preventivo e, por isso, sua ação inclui metas que vão além de operações policiais repressivas. Como segurança pública envolve ações mais amplas de educação, renda e cultura, a iniciativa visa, também, criar e intensificar ações sociais voltadas para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Base do Programa Ambiente de Paz ? inaugurada no bairro Santa Cruz