Ter?a-Feira, 30 de julho de 2007, atualizada ?s 19h17

Teste de rugosidade da pista do Aeroporto de Goian? ficou para quarta-feira


Fernanda Leonel
Rep?rter

Ficou para a pr?xima quarta-feira, dia 1? de agosto, o teste de rugosidade da pista do Aeroporto de Goian?, h? 40 km de Juiz de Fora. A partir de 10h, come?a o trabalho dos t?cnicos da Secretaria de Transportes e Obras P?blicas de Minas Gerais.

O teste aconteceria nesta ter?a, mas atrasou. O aparelho da medi??o veio do Rio de Janeiro, e parou na cidade de Santos Dumont para acertos finais no aeroporto local.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Transportes, at? o in?cio da tarde, todo trabalho deve estar conclu?do. A previs?o ? que ainda nesta quarta-feira a an?lise do coeficiente de atrito seja entregue ? Ag?ncia Nacional de Avia??o Civil (Anac), que d? o parecer final sobre a homologa??o ou n?o do aeroporto.

Em caso de resposta positiva da ag?ncia, o aeroporto j? poder? receber v?os diurnos. No que diz respeito aos noturnos, ainda v?o depender da libera??o da carta de aproxima??o feita pela Aeron?utica, o que, segundo previs?o da Secretaria de Transportes de Minas, pode chegar a tr?s meses.

Caos a?reo x aeroporto fechado

Praticamente toda infra-estrutura do Aeroporto de Goian?, com exce??o dos guich?s de atendimento, est?o prontos h? mais de dois anos. Para funcionamento imediato, seriam necess?rios, segundo a Secretaria de Transportes, apenas algumas obras de recupera??o devido ao tempo que o terminal ficou em desuso.

Para se ter uma id?ia, pista de decolagem e pouso, possui, por exemplo, mil metros a mais do que a do aeroporto de Juiz de Fora e supera at? mesmo a maior pista de Congonhas, em S?o Paulo, que tem 1.940 metros.

O governo do estado prometeu investimentos na melhoria do acesso ao aeroporto, na casa dos R$ 40 milh?es. Toda a obra em Goian? custou aproximadamente R$ 77 milh?es.