Sábado, 30 de abril de 2011, atualizada às 11h58

Igrejas católicas comemoram o Mês de Maria com missas e coroações

Da Redação
Foto de igreja cheia

Igrejas católicas de Juiz de Fora e da região irão comemorar, durante todo o mês de maio, a figura da mãe de Jesus. O Mês de Maria será marcado pelas celebrações de missas e coroações em diversos templos. Orações de terços, pedindo intercessões, também serão realizadas.

Desde os primeiros séculos depois de Cristo a reverência à Maria ocorre no mês de maio. A explicação, segundo informa a Arquidiocese de Juiz de Fora seria porque maio é época em que as flores mais bonitas florescem na Europa, uma alusão a mãe de Jesus, considerada a mais bela flor do Carmelo. Os portugueses trouxeram a tradição para o Brasil.

Na Catedral Metropolitana, crianças da catequese coroam Maria, em todos os sábados de maio, às 16h30, durante a missa da catequese no salão paroquial. No bairro Barreira do Triunfo, os membros da Paróquia São Sebastião também comemoram o mês das mães, com coroação e orações, todos os domingos às 19h30. Durante os cinco domingos de maio, a igreja promove show de prêmios e leilão.

Na Paróquia São Mateus e na Comunidade São Sebastião, o mês também vai ser lembrado com coroação. Na primeira, cerca de 20 crianças vão coroar a mãe de Jesus, todos os dias após a missa das 19h. Já na Igreja São Sebastião, em cada domingo do mês, grupos envolvendo adultos, jovens e crianças vão ficar encarregados da coroação, após a missa das 18h30.

Na paróquia São José, no município de Bicas, as coroações e as orações de terço vão acontecer todos os dias de maio, às 18h30, tanto na matriz quanto nas demais comunidades.

Feira de Dia das Mães

O Movimento Familiar Cristão (MFC) arquidiocesano promove uma tradicional feira de Dia das Mães. O evento ocorre no Psiu (rua Halfeld 781), do dia 29 de abril ao dia 7 de maio (somente sexta-feira, das 18h30 às 21h, sábado, das 10 às 19h e domingo, das 10 às 17h). Na feira serão expostos objetos de artesanatos em geral. A renda será convertida para o MFC e para o Instituto da Família.

Confira a programação do mês de maio nas paróquias

Catedral Metropolitana
A matriz fica na rua Santo Antônio, 1201 - Centro
Sábados – Coroação
16h30 – Salão Paroquial da Matriz

Igreja São Sebastião
A Igreja fica na Praça Hermenegildo Vilaça, s/n - Centro
Domingos – Coroação
Após a missa das 18h30 – Matriz

Paróquia São Mateus
A matriz fica na rua São Mateus, 629 – bairro São Mateus
Todos os dias – Coroação
Após a missa das 19h – Matriz

Paróquia São Sebastião – Barreira do Triunfo
A matriz fica na avenida Presidente Juscelino Kubistscheck, 10.578 – Bairro Barreira do Triunfo
Domingos – Coroação e Oração de Terço
19h30 – Matriz

Paróquia São José – Bicas
A Matriz fica na Praça São José, 130 – Centro – Bicas - MG
Todos os dias – Coroação e Oração de terço
18h30 – Matriz, Igreja Nossa Senhora de Fátima, Capela Nossa Senhora Aparecida e Capela Nossa Senhora das Graças

Dia 10 de maio
17h – Missa e coroação à Nossa Senhora na Fazenda Esperança

Os textos são revisados por Thaísa Hosken