Segunda-feira, 6 de junho de 2011, atualizada às 12h03

Obras da primeira sede do Corpo de Bombeiros de Viçosa estão em andamento

Victor Machado
*Colaboração
Terreno onde será construída sede


A cidade de Viçosa terá sua primeira sede de Corpo de Bombeiros. As obras já estão em andamento, em fase de terraplanagem do terreno de 10 mil m², doado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). A construção, na avenida Oraida Mendes de Castro, já recebeu licença do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente de Viçosa (Condema) para a instalação da base. A precisão é que a sede seja inaugurada em 2012.

O investimento de R$ 1,4 milhões será feito por meio dos valores recolhidos com a Taxa de Incêndio, os quais foram repassados pelo Governo do Estado. A contrapartida da Prefeitura de Viçosa é de R$ 160 mil, que serão usados para a preparação do terreno, ligação de água e esgoto, além de serem feitas obras de acesso ao local, com iluminação e calçamento. 

A estrutura será uma das mais modernas do Estado e terá aproximadamente 800 m² de área construída. De acordo com o comandante da 3ª Companhia de Bombeiros de Ubá, capitão Patrick Tavares Gomes, responsável pelo atendimento em Viçosa, o Corpo de Bombeiros tem construído sedes em locais que propiciam um possível crescimento, sem alteração de endereço. Ele afirma que ainda não há definição de viaturas, mas que a estrutura básica para implantação envolve ao menos uma viatura de combate a incêndio, outra de resgate, uma de salvamento e de prevenção, além dos equipamentos.   

Melhorias

De acordo com o capitão, a construção da sede vai propiciar um serviço de maior qualidade e rapidez para a região. "Atendemos a vários municípios e a população da região é muito grande. Com isso, o serviço dos bombeiros acaba não sendo tão efetivo." Gomes comenta que, hoje em dia, para atender às ocorrências em Viçosa, o tempo de espera pode chegar a um hora.

"No caso de um atropelamento em Viçosa, a gente demora cerca de uma hora para chegar, e isso pode ser prejudicial para a vítima. Portanto, a nova sede vai melhorar e ramificar o serviço do Corpo de Bombeiros." Atualmente, segundo ele, a Companhia de Ubá faz, principalmente, trabalhos preventivos nos municípios da região. "Tentamos trabalhar no sentido de reduzir o risco de ocorrências."

*Victor Machado é estudante do 7º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken