Sexta-feira, 10 de junho de 2011, atualizada às 18h

Blitz realizada na avenida Brasil fiscaliza 80 veículos

Da Redação
Blitz

Durante a blitz realizada na manhã desta sexta-feira, 10 de junho, agentes da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), em conjunto com policiais militares e fiscais da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU), vistoriaram cerca de 80 veículos, sendo 40 carros de passeio e caminhões, 20 táxis, 12 veículos de transporte escolar e oito ônibus intermunicipais. Os profissionais, que atuaram na avenida Brasil (região do Bairro Poço Rico), fizeram a inspeção de documentos, equipamentos de segurança, emissão de poluentes por escapamentos de veículos (Operação Oxigênio), bem como a verificação das cargas transportadas.

A blitz resultou na apreensão de dois veículos, sendo uma moto que estava com placa ilegível e um automóvel com documentos vencidos. Além disso, uma motocicleta foi retida porque seu condutor estava inabilitado. Dos 26 veículos a diesel que passaram pela medição do opacímetro - equipamento que verifica o nível de opacidade dos gases emitidos pelos escapamentos dos veículos - oito apresentaram um nível acima do máximo permitido, que é de 40%.

Os motoristas reprovados nesta fiscalização foram informados pelos agentes de Trânsito sobre os procedimentos que deverão ser realizados no veículo, como regulagem de bombas e limpeza de filtros, por exemplo. O condutor terá, agora, um prazo de cerca de 15 dias para tomar as providências cabíveis, e, então, o veículo passará por nova aferição, agendada pelos profissionais da Settra. Caso este prazo não seja cumprido, o motorista cometera infração de desobediência, que é considerada grave, resultando na perda de cinco pontos na carteira e multa no valor de R$ 127.


Os textos são revisados por Thaísa Hosken