Cuidados com os fogos de artifício e energia el?trica são fundamentais na Festa de São João

Por

Cuidados com os fogos de artifício e energia elétrica são fundamentais na Festa de São JoãoDe acordo com o Corpo de Bombeiros, nos últimos dois anos, não foram registradas ocorrências de incêndio por causa da comemoração

Jorge Júnior
Repórter
2/6/2011

Está aberta a temporada das festas juninas e julinas. Mas, além das quadrilhas e das comidas típicas, os cuidados em manusear os fogos de artifícios e montar as típicas fogueiras de São João são essenciais para que tudo corra bem. Quanto aos tradicionais balões juninos, eles são proibidos.

O 4º Batalhão de Bombeiros Militar, de Juiz de Fora, todo ano faz campanhas de conscientização à população. Caso as precauções não sejam tomadas, o cidadão pode sofrer queimaduras, amputação dos dedos até a mão ou, dependendo da intensidade da explosão, o acidente pode acarretar até mortes.

Fogos de artifícios

A companhia esclarece que os fogos de artifícios se dividem em quatro. O primeiro é o estalinho; eles podem ser vendidos a menores e sua queima é livre, apesar de ser recomendável a assistência de adultos.

As bombinhas e foguetes com ou sem flexa podem ser vendidos a menores, mas a sua queima é proibida em terraços, portas ou janelas que tenham proximidades com vias públicas (também é recomendável assistência de adultos).

O terceiro modelo é o fogo de estampido, contendo mais de 25 centigramas de pólvora e os foguetes, cujas bombas contêm até seis gramas de pólvora. A venda é proibida para menores de 18 anos.

Já os morteiros com tubos de ferro, fogos de estampido contendo mais de 2,5 gramas e foguetes cujas bombas contenham mais de oito gramas de pólvora só podem ser queimados com licença prévia de autoridade competente. A venda é proibida para menores de 18 anos.

Prevenção

Quanto às medidas de prevenção, o setor recomenda que se leia e siga as instruções na embalagem. Além disso, usar fogos em locais abertos, nunca utilizar os fogos que tenham falhado e não atirar fogos na direção de outras pessoas. É recomendado ainda evitar utilizar fogos após ingerir bebidas alcoólicas.

Cuidado nas instalações elétricas

A atenção deve ser redobrada nas fiações elétricas. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), de Belo Horizonte, informa que as festas devem ter projeto elétrico de instalação que contemple a distribuição das cargas e proteção seletiva (em caso de falhas, somente o trecho defeituoso é desligado automaticamente). É recomendável que os materiais sejam de qualidade para evitar incêndios e outros acidentes.

Os enfeites de ruas e praças com as bandeirolas, faixas e outros adereços devem ser feitos com materiais isolantes, biodegradáveis e que não sejam afixados próximos da fiação da rede elétrica. Os fogos de artifício devem ser manuseados somente por adultos e utilizados em locais distantes da rede elétrica, afastados de bandeirinhas e de demais materiais com risco de incêndio.

Normas de segurança

De acordo com as normas de segurança da Cemig, postes e padrões de energia não devem ser utilizados para amarrar bandeirinhas, faixas e outros adereços, assim como devem ser evitada a fixação de enfeites próximo à rede elétrica. Também não é permitido usar as estruturas da rede de energia para esse fim.

A montagem de barraquinhas, camarotes, arquibancadas, palanques, palcos e a utilização de veículos de som e trios elétricos deve ser feita em conformidade com a distância mínima de segurança (1,5 metro) em relação à rede elétrica. Durante a montagem e a desmontagem, os operários deverão ficar atentos a essa distância e manusear ferramentas e peças com cuidado.

Em caso de acidente
  • Isole o local, não permitindo a aproximação de pessoas;
  • Jamais tocar em fios partidos;
  • Não tente retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios, sem que antes um profissional capacitado assegure que a energia foi desligada;
  • Enquanto não houver atendimento no hospital, cubra a queimadura com um pano limpo;
  • Nunca fure as bolhas;
  • Não retire roupas grudadas, fragmentos de objetos ou graxas das lesões;
  • Não use pomadas sem ordem médica, nem toque as lesões com as mãos;
  • Procure socorro médico;
  • Se houver sangramento, faça um curativo com gaze ou um pano bem limpo.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken