De 12 a 16 de agosto

Por


::JFHoje
De de 12 a 16 de agosto


Comit? em JF lan?a o disque-den?ncia
14/08/02 - O Comit? Central 9.840 se re?ne, com 93 diretores da rede estadual de ensino para combater a corrup??o eleitoral. O servi?o de disque-den?ncia da organiza??o j? est? funcionando desde o dia 12 de agosto. Os diretores receber?o um kit com material explicativo para discuss?o sobre a Lei 9.840 com os estudantes. Esta lei ? a primeira de iniciativa popular que regulamenta os crimes eleitorais e as puni?es. As den?ncias podem ser feitas de segunda a sexta-feira, sempre a partir de 9h. Al?m disto, a pessoa que tiver comprova??o de irregularidades no processo eleitoral poder? recorrer ? sede do comit?. Elas precisam apresentar provas. A entidade ficar? respons?vel por acompanhar o encaminhamento das den?ncias ? Justi?a Eleitoral. O endere?o do Comit? ? rua Marechal Deodoro 455/101. O telefone do disque-den?ncia ?: 3222-6777.

Nova diretoria do F?rum
14/08/02 - O F?rum Benjamin Colucci ter? em sua dire??o uma mulher, pela segunda vez em sua hist?ria. A ju?za Selma de Oliveira Toledo, da 7? Vara C?vel, assume o cargo no dia 15 de agosto, sucedendo o juiz Jorge Franklin Alves Felipe. Selma pretende investir na valoriza??o do serventu?rio. Ela tem como meta manter a uni?o entre ju?zes, advogados e serventu?rios em busca de uma melhoria da Justi?a.

Kits contraceptivos chegam a Juiz de Fora
14/08/02 - Juiz de Fora j? recebeu os kits contraceptivos enviados pelo Minist?rio da Sa?de. A cidade est? inclu?da no Programa de humaniza??o do parto e pr?-natal. S?o 90 conjuntos b?sicos, contendo, cada um, 150 cartelas de anticoncepcional, 144 unidades de preservativos femininos e 576 masculinos. O Departamento de Sa?de da Mulher tamb?m ir? receber dez kits complementares, com DIU, al?m de 45 ampolas de inje??o contraceptiva.

Escolas p?blicas realizam cadastramento
14/08/02 - Para garantir vagas no ensino p?blico fundamental ? preciso se cadastrar at? s?bado, dia 17 de agosto. Devem ser inscritas as crian?as que v?o entrar na escola pela primeira vez, aquelas que est?o se transferindo para a rede p?blica ou retomando os estudos em 2003. Para a inscri??o ? necess?rio levar uma conta de luz recente e a certid?o de nascimento. Em Juiz de Fora, o cadastramento pode ser feito na escola mais pr?xima da casa do aluno.

Alae ter? sede pr?pria
14/08/02 - No ?ltimo dia 13 de agosto Associa??o de Livre Apoio ao Excepcional (Alae) conseguiram uma grande vit?ria. A presidente da entidade, Maria Aparecida Loyola, assinou, junto com o prefeito Tarc?sio Delgado, o termo de permiss?o de uso de um terreno p?blico para a constru??o da sede pr?pria da Alae. Os recursos j? come?am a ser levantados pela associa??o, para construir o novo pr?dio em curto prazo. A entidade atende a 70 crian?as e adolescentes tendo como objetivo a inclus?o social dos meninos e meninas com necessidades especiais.

O terreno fornecido pela Prefeitura tem ?rea de 2.204 metros quadrados e fica no bairro Guaru?, na mesma regi?o da atual sede, onde a Alae funciona h? 15 anos. A Alae poder? aprimorar seus servi?os, como programas educacionais, oficinas de trabalho, atividades junto ? comunidade, aulas externas e outras estrat?gias para ensin?-los a agir de forma independente. Al?m disso, poder?o ser ampliados o atendimento pedag?gico e psicol?gico aos alunos e seus familiares. Para arrecadar fundos, est? marcado um coquetel-bingo, dia 20 de setembro, no F?tima Buffet, onde ser?o vendidas 40 telas de artistas da cidade, que participaram do projeto "Tela Doada". Mais informa?es: 3215-4628.

Prefeitura convoca aprovados na Sa?de
13/08/02 - Nos pr?ximos dias 15 e 16 de agosto, a Diretoria de Administra??o e Recursos Humanos estar? recebendo os aprovados no concurso da Prefeitura, para a assinatura dos contratos. Os convocados para as classes de auxiliar de enfermagem e t?cnicos de n?vel superior dever?o comparecer, dia 15, no pr?dio da Prefeitura, 1? andar (Av. Brasil 2001). Para auxiliares de enfermagem o atendimento ser? ?s 10h30 e para t?cnicos, ?s 14h30. Os convocados para as demais classes dever?o comparecer na Diretoria de Administra??o e Recursos Humanos, 8? andar, das 8h ?s 11h30 e das 14h ?s 17h30. As classes s?o auxiliar de enfermagem, assistente social, enfermeiro, m?dico homeopata, bioqu?mico-farmac?utico, veterin?rio. Mais informa?es: 3690-7782 (Ana Ang?lica de Andrade).

Obras na Cidade Alta
13/08/02 - A Cesama iniciou as obras de constru??o de uma sub-adutora e de uma elevat?ria para atender a demanda da Cidade Alta. O servi?o vai interligar os dois reservat?rios da Zona E (na Universidade Federal de Juiz de Fora) aos dois da Zona A, (no bairro S?o Pedro), e que atualmente recebem ?gua da Represa dos Ingleses. Com a interliga??o, a vaz?o aumentar? em 50 litros por segundo. Al?m da elevat?ria, ser?o implantados 2,2 km de rede de adu??o em ferro fundido. A obra dever? ser conclu?da em 90 dias e teve o investimento ? de R$ 369.997,61.

Acervo do Cart?rio Maninho Faria ? tombado
12/08/02 - A Prefeitura decretou o tombamento do acervo documental do Fundo Tabelionato do Cart?rio do 1? Of?cio de Notas da Comarca de Juiz de Fora, atual Cart?rio Maninho Faria. O acervo re?ne documenta??o de 1853 a 1945, com documentos, como contratos de casamento, perfilha?es, escrituras de hipoteca, registros das atas de elei??o e ainda venda e compra de escravos e cartas de alforria.

Neste espa?o cultural, com muitos dados sobre a cidade, est?o dispon?veis mais de 800 metros de documentos originais da hist?ria de Juiz de fora. Todo o material ? mantido em caixas especiais para conserva??o e separado cronologicamente. O Arquivo Hist?rico (Av. Rio Branco, 870), ? aberto a toda a popula??o. O hor?rio de visita??o ? das 8h ?s 12h e das 13h ?s 17h. Mais informa?es: 3690-7220.

Projeto Defesa Civil vai ? escola
12/08/02 - A Coordenadoria de Defesa Civil est? retomando, no dia 22 de agosto, as atividades do projeto Defesa Civil vai ? escola. O projeto realiza visitas a escolas p?blicas municipais e estaduais para orientar pais e alunos de 1? a 8? sobre a?es preventivas e educativas. O programa atende, atualmente, 149 escolas. A Defesa Civil conta com a participa??o de engenheiros e estagi?rios dos cursos de Geografia e Engenharia civil da UFJF.

O programa ? realizado em duas fases. Na primeira s?o apresentados as crian?as temas como hist?ria, papel e a?es da Defesa Civil, t?cnicas de seguran?a saneamento b?sico, como atuar em casos de desastre, meio ambiente, al?m da import?ncia da participa??o comunit?ria. Na segunda fase os estudantes s?o levados ?s ruas do bairro para identificar os riscos e os problemas no local.


Arquivo
geral