Quarta-feira, 5 de outubro de 2011, atualizada às 16h36

Grade aberta de caixa subterrânea da Cemig expõe pedestres ao risco

Victor Machado
*Colaboração
Fotos de pessoa e do bueiro

Uma aposentada de 75 anos sofreu uma queda após pisar na grade aberta de uma caixa subterrânea da Companhia Elétrica de Minas Gerais (Cemig), localizada na rua Batista de Oliveira, próximo ao número 259, no Centro. O acidente ocorreu no fim da manhã desta quarta-feira, 5 de outubro. Segundo testemunhas, a vítima passava pelo local e o chinelo dela agarrou em uma das grades que estão soltas. A aposentada caiu e sofreu ferimentos no joelho. 

De acordo com o proprietário de uma loja que fica próxima ao endereço, Pedro Garcia, as quedas no local são comuns. "Muitas pessoas tropeçam aqui e, principalmente, mulheres que usam salto. Está um perigo e já solicitamos um reparo, mas nunca foi atendido."

Outras testemunhas que estavam no local alegam que o problema é de responsabilidade da Cemig e que já houve a visita de funcionários da empresa para verificar o caso. Garcia comenta que a questão se estende há mais de quatro meses. "A cada dia que passa, a situação piora. Todo dia há pessoas caindo ou tropeçando."

A assessoria de comunicação da Cemig informa que a empresa irá enviar uma equipe até o local para avaliar a situação da caixa subterrânea em questão. A companhia afirma que realiza recuperações em caixas nas vias públicas conforme são realizados pedidos por meio do telefone 116. Na última semana, uma ronda de manutenções foi realizada em todo o calçadão da rua São João Nepomuceno. As caixas em vias mais movimentadas são recuperadas em horários que não atrapalhem o trânsito.

*Victor Machado é estudante do 8º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá