Quarta-feira, 19 de outubro de 2011, atualizada às 19h20

Estudantes protestam contra a violência na Zona Norte

Aline Furtado
Repórter
Ato

Alunos, pais e professores da Escola Municipal Henrique José de Souza, localizada no bairro Cidade do Sol, na Zona Norte, realizaram, nesta quarta-feira, 19 de outubro, uma passeata contra a violência na região.

Munidos de faixas e cartazes com palavras como "paz", "educação" e "família", além de apitos, bandeirinhas e bolas, os cerca de 200 participantes, vestindo roupas na cor branca, percorreram as ruas do bairro, cobrando paz, diante dos conflitos entre gangues rivais que vêm causando medo na população.

"Nossa intenção é trabalhar a prevenção, contando com o apoio de cada instituição, como família, Polícia Militar [PM], Guarda Municipal e escola, a fim de que tenhamos paz", destaca a diretora da escola, Rita de Cássia Borba Figueirôa. Segundo ela, o ato foi motivado após um adolescente de 15 anos ter sido esfaqueado por outro jovem, da mesma idade, a poucos metros da instituição. "Nunca tivemos caso de violência no interior da escola, que é o ponto de convergência entre vários bairros, mas o fato de um ex-aluno ter agredido um estudante nos causa medo e espanto. É preciso combater esta onda crescente de violência."

Uma das medidas para apontar as dificuldades e definir atuação foi a realização de uma reunião, na última terça-feira, dia 18, que contou com a presença da PM, de representantes da Guarda Municipal, além de pais de estudantes. "É preciso resgatar valores, principalmente quando falamos em família. Os pais devem ficar atentos ao acesso dos filhos à internet, já que grande parte dos conflitos são marcados pelas redes sociais."

Os textos são revisados por Thaísa Hosken