::JFHoje
De 02 a 06 de agosto de 2004

Campanha de doa??o de medula
06/08/04 - O lan?amento oficial da campanha feita pela UFJF ser? na cerim?nia de recep??o dos calouros, dia 09 de agosto (segunda), ?s 19h30, no Cine- Theatro Central. Ser?o feitas v?rias atividades, como palestras nas unidades, com o objetivo de conscientizar a comunidade acad?mica sobre a import?ncia dessa mobiliza??o. Os alunos dos cursos da ?rea de sa?de da UFJF tamb?m participar?o, ministrando palestras e outras atividades de esclarecimento. Atualmente, a busca por esses doadores ? feita em bancos de outros pa?ses. A alternativa ? cara e coloca muitas pessoas na fila de espera.

Para mudar essa realidade, o governo brasileiro incentiva a cria??o de um banco de cadastro nacional que tenha, no m?nimo, 300 mil amostras. Para isso, ? necess?rio que uma grande parcela da popula??o tenha seu perfil gen?tico cadastrado. Desta forma, os inscritos ficam dispon?veis como doadores, caso sejam compat?veis com algum doente. O cadastro ? feito com uma simples coleta de sangue, por qualquer unidade do hemocentro, que ? enviada para laborat?rios respons?veis por fazer a an?lise gen?tica.

Para poder se cadastrar os interessados devem obedecer algumas condi?es, como possuir entre 18 e 55 anos e estar bem de sa?de. Todas as informa?es em rela??o ? doa??o e suas implica?es podem ser obtidas pelo telefone 3222-4700.

Saiba quais ruas estar?o em meia pista, devido a Corrida R?stica
06/08/04 - A X Corrida R?stica da Associa??o dos Cegos acontece no dia 08 de agosto (domingo). Por isso, a Gettran alerta os motoristas que algumas ruas da cidade funcionar?o em meia pista, a partir de 09h. Saiba quais s?o:


  • Avenida dos Andradas
  • rua Mariano Proc?pio
  • rua Benjamin Guimar?es
  • avenida Rui Barbosa
  • rua Henrique Burnier
  • rua Tereza Cristina
  • rua Bernardo Mascarenhas
  • rua Laudelino Schetino
  • rua Ant?nio Fellet
  • rua Hameleto Fellet
  • rua Dr. Jo?o Pinheiro
  • rua Bar?o de Cataguases
  • rua Tiradentes
  • rua Halfeld
  • rua Santo Ant?nio
  • rua Paula Lima

Procon/JF d? dicas na hora de fazer as compras de Dia dos Pais
05/08/04 - O Procon/JF alerta que o setor de produtos, que inclui itens como vestu?rio, autom?veis, eletro/eletr?nicos e inform?tica, acumulou 145 reclama?es no m?s passado, sendo que 82 delas foram referentes a produtos com defeito. Com a chegada do Dia dos Pais e o prov?vel aumento nas vendas, o consumidor deve ter aten??o redobrada ao realizar suas compras.

A troca de vestu?rio s? ? obrigat?ria se o produto estiver com defeito e a loja tem um prazo de 30 dias para consert?-lo. Se este prazo for ultrapassado, o consumidor tem direito a um produto novo, ? restitui??o do valor pago ou ao abatimento do valor na compra de outro produto. Quem prefere fazer compras on-line, tem o prazo de sete dias para desistir da compra, a serem contados do recebimento do produto. Este procedimento ? v?lido para todas as compras realizadas fora do estabelecimento comercial. ? importante que o consumidor exija a nota fiscal.

Associa??o dos Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora rejeita proposta do Governo
05/08/04 - A Assembl?ia Geral da Associa??o dos Professores de Ensino Superior (APESJF), realizada no dia 05 de agosto (quinta), com 108 professores e 14 absten?es rejeitou a proposta do Governo. O indicativo de Greve est? marcado para o dia 12 de agosto (quinta), com nova Assembl?ia no mesmo dia, no Anfiteatro do ICHL, ?s 09h30. As tabelas com as Propostas do Governo e do GT Verbas do ANDES-SN, encontram-se no site da APESJF-SSIND: www.artnet.com.br/~apesjf.

ACESSA.com abre vaga para estagi?rio na ?rea de Suporte T?cnico
05/08/04 - Os interessados na vaga para estagi?rio na ?rea de suporte t?cnico devem ter curso de inform?tica, no?es de manuten??o, internet e programa??o. Outro fator importante ? a disponibilidade de hor?rio, de manh? e ? tarde. Preferencialmente do sexo masculino. Enviar curr?culo para suporte@acessa.com.

Curso Companhia Empreendedora
05/08/04 - O Centro Regional de Inova??o e Transfer?ncia de Tecnologia (Critt) abre inscri?es para o curso Companhia Empreendedora. No dia 14 de agosto (s?bado) come?am as aulas, iniciando pelo m?dulo "Com?rcio eletr?nico e Log?stica Integrada", com carga hor?ria de 15 horas e dura??o de dois s?bados consecutivos, de 8h ?s 18h. O evento ser? realizado no audit?rio do Critt.

Os interessados devem procurar a secretaria do Critt ou se inscrever pelo site www.critt.ufjf.br. Das 32 vagas oferecidas, 21 s?o gratuitas. Doze s?o reservadas para alunos, tr?s para servidores da UFJF e seis para a popula??o beneficiada pelo programa Boa Vizinhan?a. J? as outras 11 s?o destinadas ao p?blico externo, que pagar? R$100 por m?dulo.

Vestibular da UFJF divulgado na Expo-Feira
05/08/04 - A UFJF montou um stand na festa para informar ao p?blico sobre tudo que acontece dentro da universidade. Os visitantes poder?o saber quais s?o os cursos oferecidos, conferir parte da exposi??o comemorativa dos 75 anos do Cine Theatro Central e esclarecer d?vidas sobre o vestibular 2005. O atendimento ? feito por bolsistas da Secretaria de Imagem Institucional, que passam v?deo da universidade e fornecem folders explicativos. O stand est? localizado no Pavilh?o Tecnol?gico da Exposi??o e vai funcionar dias 05 e 06 de agosto (quinta e sexta), de 14h ?s 22h e 07 e 08 de agosto (s?bado e domingo), de 10h ?s 22h.

Campanha de combate ao tabagismo
04/08/04 - A partir de 23 de agosto (segunda), os os servidores do Hospital Universit?rio da UFJF (Rua Catulo Brevigliere) v?o estar envolvidos na
V Campanha Interna de Preven??o e Controle do Tabagismo. O evento, que tem como refer?ncia o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, no dia 29 de agosto (domingo), vai contar com diversas atividades na sala de espera do segundo andar do ambulat?rio do hospital, confec??o de mural, apresenta??o de fantoches e exposi??o de cartazes produzidos pelos setores do HU.

Inaugura??o de loja em Juiz de Fora trar? cerca de 68 empregos diretos
04/08/04 - Duas lojas do Magazine Luiza ser?o inauguradas em Juiz de Fora, no dia 05 de agosto (quinta), ?s 10h. A comemora??o de lan?amento ser? marcada com promo?es que foram especialmente preparadas para que o p?blico participe da festa de abertura. A primeira unidade, na avenida Bar?o do Rio Branco, 2.243, possui mais de 3 mil m?, com elevador panor?mico e seis pisos, sendo quatro deles destinados aos clientes; os outros dois abrigam os setores administrativo e dep?sito. Para esta loja, 68 empregos diretos foram criados. J? a filial da rua Batista de Oliveira, 589, oferece
430 m?, gerando 25 novos empregos.

Liminar contra taxa estadual de inc?ndio
02/08/04 - A C?mara Municipal de Juiz de Fora contestou a validade da lei que criou a Taxa de Inc?ndio decorrente de servi?os prestados pelo Corpo de Bombeiros. O Tribunal de Justi?a de Minas Gerais concedeu liminar a favor. Enquanto vigorar a liminar, a popula??o, incluindo comerciantes e industriais, n?o ? obrigada a efetuar o pagamento da taxa.

Per?odo de cadastro escolar em escolas p?blicas
02/08/04 - O cadastro escolar ? a garantia de conseguir uma vaga para o ano letivo de 2005. Toda crian?a nascida at? o dia 30 de abril de 1999, al?m de alunos da rede privada que ir?o se transferir para a p?blica e estudantes que tenham abandonado os estudos e desejam retornar ?s aulas, devem procurar a escola mais pr?xima da sua casa para fazer o cadastramento. O per?odo em juiz de Fora foi prolongado e vai de 02 de agosto (segunda) a 13 de agosto (sexta). De acordo com a Ger?ncia de Educa??o B?sica (GEB), a expectativa ? que sete mil alunos se cadastrem este ano.

Greve de professores da UFJF
02/08/04 - Os professores da UFJF pretendem entrar em greve no dia 05 de agosto (quinta). Nova assembl?ia foi marcada para esta data e, caso as negocia?es com o governo n?o tenham progresso at? l?, os professores pretendem cruzar os bra?os em sinal de protesto. Os docentes aprovaram, um aporte de R$ 92 milh?es, al?m do proposto inicialmente pelo Governo Federal, para que seja contemplada a isonomia com os aposentados e a paridade e que o Sindicato Nacional lute por um calend?rio de reposi??o das perdas salariais e outro para a incorpora??o das gratifica?es.


Arquivo
geral