Sexta-feira, 2 de dezembro de 2011, atualizada às 19h23

Mais de 50 novos táxis vão circular nas ruas de Juiz de Fora em 90 dias

Jorge Júnior
Repórter
taxis

Juiz de Fora terá mais 54 novas permissões de táxi, sendo cinco delas de veículos adaptados ao usuário portador de deficiência, em 90 dias. Com a ampliação, a frota do município, hoje com 491 veículos, chegará a 545 táxis, o que representa um aumento de 10,9%. Deste número, a cidade também amplia o número de carros adaptados, passado de cinco, para dez veículos.

De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito, Marcio Gomes Bastos, a expansão da oferta de táxi foi definida a partir de um estudo operacional de reavaliação do serviço de táxi em Juiz de Fora, realizado pela Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em setembro deste ano. "Foram feitas duas pesquisas: uma domiciliar e outra operacional, com 39 taxistas. A primeira verificou a satisfação dos usuários, a respeito dos atendimentos prestados. A segunda foi a verificação da quilometragem que o carro andava, por meio de aferição na quilometragem do carro."

A análise foi promovida um ano após a entrega das 58 últimas permissões concedidas pela Prefeitura, a partir de licitação pública, e teve justamente a proposta de verificar como ficou a oferta e a demanda do serviço na cidade com esta inclusão.

Como a licitação homologada em setembro de 2010 tem validade de dois anos, a Prefeitura vai aproveitar o certame realizado para convocar os candidatos já classificados (veja a lista). "Os selecionados já começam a receber as convocações a partir desta segunda-feira, 5 de dezembro. Eles terão um prazo de até 15 dias para apresentarem a documentação exigida. Logo após este período, ocorre a assinatura do termo de permissão", diz Bastos. Segundo o representante da pasta, os classificados terão um prazo de até 90 dias para adaptarem e, com isso colocarem os carros para rodarem.

O aumento da demanda nestes últimos dois anos pode ser justificado pelo crescimento econômico brasileiro e juiz-forano, o que permite que uma maior parcela da população tenha acesso a este serviço. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revelam, por exemplo, que Juiz de Fora registrou em agosto deste ano o maior saldo de empregos de 2011, com 1.367 novos postos de trabalho, o que representa uma evolução de 35,21% em relação ao mesmo período de 2010. Nos últimos dois anos, dez novas empresas se instalaram ou começaram o processo de implantação no município, e o rendimento nominal do trabalhador neste período cresceu 8,46%.

De acordo com o pesquisador José Castañon, em dois anos, o número médio de viagens cresceu cerca de 21% durante os dias de semana e 30% nos fins de semana. "O número de viagens também aumentou, passando de 710 corridas em 2009, para 871, em 2011. O percurso médio também teve crescimento, passando de 5.288 quilômetros rodados, em 2009, para 6.034, em 2011. Já a corrida média remunerada teve uma queda, passando de quatro quilômetros, em 2009, para 3,7, em 2011", explica Castanõn.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken