Terça-feira, 6 de dezembro de 2011, atualizada às 18h40

Vazamento de gás provoca ameaça de incêndio em padaria no Centro de JF

Aline Furtado
Repórter
Botijões

O derretimento de uma mangueira usada para a condução de gás entre três botijões causou o vazamento do combustível, o que provocou o princípio de um incêndio em uma padaria localizada na entrada de um shopping center, em frente ao Parque Halfeld, no Centro de Juiz de Fora, na tarde desta terça-feira, 6 de dezembro.

"Percebi o vazamento e logo veio a chama, que foi até o teto da sobreloja. Foi tudo muito rápido. Pedi a uma funcionária para acionar o Corpo de Bombeiros, que, por sorte, estava passando no momento", conta o padeiro, Flávio André da Silva.

O princípio de incêndio assustou não só os cerca de treze funcionários da padaria, mas também lojistas do estabelecimento e a população em geral. "Estava em uma loja, no segundo andar do shopping, quando ouvi um barulho alto. Fiquei muito assustada. O cheiro de gás estava muito forte", conta a costureira, Zélia Martins.

Devido ao risco de explosão, os bombeiros evacuaram a área, o que durou cerca de trinta minutos, e retiraram os botijões. "Trouxemos os três botijões para a calçada e resfriamos os mesmos. Colocar os vasilhames ao ar livre é importante para dissipar o gás", explica o comandante da ação, o tenente do Corpo de Bombeiros, Diogo Chelini. O militar conta que o combate à chama, que durou cerca de três minutos, foi feito com o extintor de incêndio da padaria.

Além de esvaziar as lojas próximas à padaria, foi preciso interromper a energia, a fim de reduzir o risco de curto-circuito. A Polícia Militar (PM) deu apoio à ação, isolando a área, entre a Halfeld e a Marechal Deodoro. O trânsito da pista de carros da avenida Rio Branco, no sentido Bom Pastor - Manoel Honório, foi desviado pela rua Braz Bernardino.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken