Quarta-feira, 21 de dezembro de 2011, atualizada às 16h

Padre João Justino é nomeado bispo auxiliar de Belo Horizonte

Jorge Júnior
Repórter
joao_justino

Nesta quarta-feira, 21 de dezembro, o sacerdote juiz-forano, João Justino de Medeiros Silva, foi nomeado bispo pelo papa Bento XVI. O anúncio foi feito oficialmente às 9h pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira.

O padre que ocupa o cargo de reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio da cidade será o novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. O sacerdote vai trabalhar juntamente com o arcebispo da capital mineira, dom Walmor Oliveira de Azevedo, que também já atuou no seminário, onde foi professor e reitor.

Segundo o padre, ele será ordenado no dia 11 de fevereiro, às 9h30, na Catedral Metropolitana. "Creio que só no final de fevereiro irei para a capital mineira. Com a minha ida, todas as funções em Juiz de Fora ficam suspensas e, posteriormente, o arcebispo irá nomear uma outra pessoa para exercer as minhas atividades", diz. Ainda sobre essa substituição, Justino afirmou que não há nome cogitado para assumir o posto de reitor do seminário. "Essas questões burocráticas ainda serão definidas."

De acordo com o sacerdote, desde o último dia 5 ele foi comunicado do novo cargo, mas a informação precisava ficar protegida, por isso só foi publicada nesta quarta. "Aconteceu naturalmente por indicação de algum bispo. Sempre que isso acontece, o indicado não fica sabendo", explica. Segundo o padre, em Belo Horizonte, ele irá auxiliar as atividades do bispo, trabalhando com a comunidade, pastorais e canais de comunicação da igreja. "O bispo dará a direção para todas as atividades que vou desenvolver", acrescenta.

Saiba mais sobre padre João Justino

Padre João Justino nasceu em 22 de dezembro de 1966. Foi ordenado sacerdote em 13 de dezembro de 1992. É graduado em Pedagogia (1988), Filosofia (1988) e Teologia (1992). Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais (1992-1993), mestrado e doutorado em Teologia (1997 - 2003).

Ocupou diversos cargos na Arquidiocese, como pároco solidário de N. Sra. da Conceição de Benfica (1993-1995), pároco solidário do Bom Pastor (1997-2004), coordenador da Região Pastoral Santo Antônio (1998-2001), vice-reitor do Seminário Santo Antônio (1998-2003), coordenador do Conselho Presbiteral da Arquidiocese (2002-2003), reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio (desde 2004), coordenador e professor do Curso de Teologia do ITASA/CES, vigário paroquial da Paróquia de São Pedro – JF e vigário episcopal para a Cultura (desde 2010).

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

ACESSA.com - Padre Jo?o Justino ? nomeado bispo auxiliar de Belo Horizonte